Suplementos e seus Benefícios, Porque usar suplementos? Leave a comment

Os suplementos nutricionais são vitaminas, aminoácidos, minerais ou outras substâncias que são incorporadas à alimentação das pessoas por diversas razões. As duas mais comuns são para suprir carências do próprio organismo e para que quem pratica atividades físicas possa obter aumento da sua performance. Falaremos agora sobre alguns benefícios de usar a suplementação e focaremos no público que pratica exercícios.

  • Diminuição da chance de ter lesões.

A prática atividade física intensa pode aumentar a probabilidade de ter lesões. Isso acontece porque perdemos massa muscular, favorecendo que as lesões aconteçam ou que as já existentes se agravem.

Para evitar isso, podemos recorrer à alimentação, mas, ainda que nossa dieta seja excelente, a quantidade de nutrientes que os alimentos fornecem pode não ser suficiente.

É exatamente nesse ponto que entra a suplementação. Conhecida popularmente como Whey Protein, a proteína extraída do soro do leite é uma excelente opção nesses casos. Ela possui antioxidantes que podem auxiliar o organismo no combate aos radicais livres. São eles que aumentam as chances de lesões durante o treino, além de estimular o envelhecimento precoce.

  • Aumento da massa muscular com o uso de suplementos

É comum que ao começar a se exercitar as pessoas desejem a hipertrofia, ou seja, um rápido aumento da massa muscular. Para isso, muitas vezes, treinam em excesso, o que pode não ser bom para os músculos.

O processo de ganho de massa muscular ocorre da seguinte forma: ao praticar exercícios, você estressa o músculo. Se isso for feito na dose certa, não há problemas, pois ele vai se recuperar. Esse processo de recuperação promove também um aumento da massa muscular.

Suplementos como BCCA, um conjunto de três aminoácidos (Leucina, Valina e Isoleucina), quando ingerido da forma correta, atua para que o músculo se recupere mais rapidamente do treino, além de permitir uma produção mais rápida de novas fibras, o que eleva o ganho de massa muscular.

A Creatina, também formada por três aminoácidos (Glicina, Arginina e Metionina), faz papel semelhante ao do BCAA, principalmente quando as atividades físicas praticadas requerem o uso da força, como as lutas, por exemplo.

Se você está de olho no preço, a Albumina é um suplemento de baixo custo e que também pode ajudar no ganho de massa muscular. Trata-se de uma proteína extraída da clara do ovo, mas deve ser consumida com cuidado por quem tem problemas de desequilíbrio intestinal.

  • Emagrecimento

A maior parte das pessoas pratica atividades físicas por três razões: ter hábitos saudáveis, ganhar massa muscular e perder peso. Está provado que alguns suplementos podem colaborar para o processo de emagrecimento.

É o que ficou provado em uma pesquisa realizada aqui no Brasil, seguindo uma tendência já iniciada em estudos realizados no exterior. No estudo, havia dois grupos: um recebeu suplementação de Leucina (um dos aminoácidos do BCAA) e outro não.

O grupo que recebeu a substância apresentou perda de peso. Isso pode ser explicado por duas razões. A primeira é que esse aminoácido eleva o gasto de energia, ou seja, ele estimula o organismo a queimar gorduras. A segunda é que ele inibe o apetite. Ou seja, além de sentir menos fome, você ainda consumirá um suplemento que vai atuar estimulando a queima de gordura. Não é perfeito?

Além dos suplementos como o BCAA ainda existem substâncias estimulantes que podem acelerar o metabolismo. Provavelmente se o seu objetivo e perder peso o Stimerex pode ser o termogênico ideal para você.

  • Força extra para quem pratica treinos de explosão

Já ouviu falar de treinos de explosão? Eles também são conhecidos por serem de alta intensidade e curta duração. Isso significa que você treina por um espaço de tempo menor, mas que a carga de exercícios é maior.

Suplementos como a Maltodextrina, se tomados antes ou durante os treinos, podem ajudar. Eles contribuem com aquela forcinha extra de que você precisa para não perder o fôlego durante a atividade física e ainda garantem que você não sofra de hipoglicemia.

  • Treinos longos sem câimbras

Quando se pratica treinos longos, as câimbras podem aparecer. Isso acontece porque os músculos se enrijecem e o corpo perde sódio e potássio, o que ocasiona a desidratação. Daí surgem também as câimbras.

Mas é possível evitá-las com o uso da Beta-Alamina. Trata-se de um composto que torna os músculos mais resistentes, além de mantê-los irrigados. Assim os nutrientes chegam a essa parte do corpo e o problema com as câimbras se resolve.

  • Previne a perda de músculos

Você sabia que, mesmo que esteja praticando atividades físicas, em vez de ganhar, pode vir a perder músculos? Isso mesmo. Esse processo recebe o nome de catabolismo e pode acontecer em treinos muito pesados e longos.

Para evitar o problema, Whey Protein pode ajudar. Ele possui aminoácidos que nosso corpo não possui. Isso significa que, para obtê-los, é preciso recorrer à ingestão, seja através de alimentos ou de suplementos.

O problema da alimentação é que nem sempre chegamos a consumir os alimentos que contenham a quantidade necessária dos nutrientes de que precisamos. Por isso muitos recorrem à suplementação.

Whey Protein ainda oferece um benefício adicional: ajuda a prevenir as doenças do coração. Mas fique atento: quem é alérgico à proteína do leite não pode fazer uso desse tipo de suplemento.

  • Aceleração do seu metabolismo!

Já ouviu falar do ácido linoleico conjugado? Também conhecido como CLA, ele está presente em muitas coisas que comemos, desde que sejam de origem animal, como o queijo, por exemplo.

Quando ingerimos suplementos de CLA, o nosso metabolismo se acelera e as células que têm gordura diminuem. Sabe o que isso significa? Perda de peso. Além disso, você poderá contar com uma redução nos seus níveis de colesterol e um aumento da massa magra no seu organismo.

  • Força após o treino.

Terminou a atividade física e nem consegue se mexer? Sim, isso é muito comum. Mas não precisa ser desse jeito e a suplementação pode te ajudar na redução da fadiga pós treino.

Para isso, a cafeína será uma excelente aliada. Muitos termogênicos a tem em sua composição devido as suas propriedades. Você sabia que a atuação dela no corpo humano dura cerca de seis horas?

Além de elevar os níveis e energia, ela ainda ajuda na inibição do apetite. Ou seja, você sentirá menos fome, mesmo após a prática da atividade física.

  • Energia durante o treino

Muitas vezes, devido a outras atividades realizadas antes, não temos tanta energia na hora da prática de atividades físicas. Isso faz toda a diferença na hora de realizar as repetições das séries, favorecendo um bom resultado.

Os BCAAs trabalham para a diminuição da fadiga, proporcionando que se tenha energia para a realização de treinos mais longos e de séries de exercícios mais intensas, o que com certeza se converterá em resultados mais rápidos.

Prevenção de Doenças e Nutrição Balanceada

Além disso, suplementos com vitaminas e minerais em doses ideais como um bom polivitamínico pode com uma única cápsula ajudar a suprir todas as demandas do seu organismo. Evitando diversas doenças por carência de vitaminas. Separamos um artigo especial com todos os benefícios dos polivitamínicos, aproveite.

Considerações Finais sobre os Suplementos Alimentares

Como você pode perceber, os suplementos podem ser muito úteis para que você alcance mais rapidamente os resultados que deseja na prática de atividade física. Se precisar tirar qualquer dúvida nossa equipe está a sua disposição no chat, e-mail, WhatsApp ou o que você preferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *