Índice Glicêmico – E seus efeitos na diminuição da apetite Leave a comment

A velocidade  com que um carboidrato alcança a corrente sanguínea e chamado de índice glicêmico. Quando esse carboidrato alcança a corrente sanguínea ele altera a glicemia. (Glicemia é o nível de açúcar que uma pessoa tem no sangue). Assim, alimentos com baixo índice glicêmico demoram mais para chegarem até a corrente sanguínea. Logo, a sensação de fome e retardada e o indivíduo fica mais tempo saciado. A seguir alguns alimentos com baixo índice glicêmico.

  • Aveia
  • Verduras no geral
  • Farelo de Aveia
  • Macarrão integral
  • Feijão
  • Soja Ervilha

É importante ressaltar que apenas alimentos com carboidratos tem índice glicêmico. Logo alimentos com baixos níveis de carboidratos não tem esse índice como: Frango, Ovo, Peixe e outros alimentos. Se você quer conhecer os mais alimentos com baixo índice glicêmico acesse o artigo a seguir: Alimentos com baixo índice glicêmico.

Classificação de Índice Glicêmico

A partir dos valores de índice glicêmico, os alimentos são classificados em 3 categorias:

  • Baixo IG: quando o índice glicêmico é inferior ou igual a 55;
  • Médio IG: quando o índice glicêmico é superior a 56 e esta abaixo 69;
  • Alto IG: quando o índice glicêmico está acima de 70.

Para saber a classificação dos principais alimentos, veja a tabela completa de índice glicêmico dos carboidratos.

 

Atenção aos Doces e Refrigerantes

Alimentos com alto índice glicêmico como doces e refrigerantes fazem com que os carboidratos cheguem muito rápido a corrente sanguínea favorecendo o ganho de e acumulo de gordura corporal. Então, se o seu objetivo é baixar os níveis de gordura no seu corpo evite consumir esses alimentos.

 

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