WHEY PROTEIN: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER Leave a comment

Quem é maromba há mais tempo já deve estar ligado no assunto. Mas para quem está começando, ou não correu atrás de muita informação, este assunto é essencial: whey protein.

Um dos suplementos mais utilizados por atletas e por frequentadores de academias do mundo todo, ele pode oferecer muitos benefícios à saúde.

Mas nem tudo é tão simples: existem diferentes tipos e usos, e o suplemento pode não ser útil para todas as pessoas.

Por isso, preparamos um guia completo, com tudo sobre o whey protein.

Vamos esclarecer as principais dúvidas e apresentar os principais benefícios sobre esse tipo de suplemento.

Confira!

O QUE É WHEY PROTEIN?

Você já deve ter ouvido falar muito em whey protein, não é mesmo? Mas você sabe, de fato, o que ele é?

É um dos suplementos alimentares hiperproteicos com mais evidência no mercado. Ele está no ranking dos mais vendidos não somente em nível nacional, mas em todo o mundo.

O whey protein é uma proteína extraída do soro do leite no momento em que é realizado o processo de transformação de leite em queijo.

QUAIS OS TIPOS DE WHEY PROTEIN?

Atualmente, existem no mercado três tipos de whey protein. Falaremos, brevemente, de cada um deles a seguir:

Whey protein isolado

Possui uma concentração muito grande de proteína, cerca de 90% da composição do suplemento. A proteína do soro do leite é isolada  e são retirados as gorduras e carboidratos. É uma excelente opção para quem deseja perder peso ou definir o corpo.

Whey protein concentrado

Até 89% de sua composição é proteína e o restante é formado por carboidratos e gorduras, extraídos do soro do leite.

Financeiramente falando, essa é a opção mais viável encontrada no mercado. O custo mais baixo se justifica pelo processo de fabricação, que é menos complexo que o das outras versões.

Whey protein hidrolisado

Esse tipo de whey é o que o corpo absorve mais rapidamente após o consumo. Por esse motivo, é indicado para atletas consumirem no pós-treino. Em seu processo de ação, ocorre a quebra de proteínas, fazendo com que a absorção seja mais rápida no organismo.

O whey protein hidrolisado geralmente custa um pouco mais caro do que as outras versões e isso se justifica pelo processo de hidrólise ao qual é submetido, que exige um investimento maior do fabricante.

No entanto, a quantidade diária de consumo desse tipo de whey pode ser menor do que a dos outros, fazendo com que o valor mais alto acabe não interferindo muito no seu investimento mensal em suplementos.

POR QUE OS ATLETAS TOMAM WHEY PROTEIN?

A resposta para essa pergunta é fácil. Quem treina muito e pega pesado na academia todos os dias assim como você, certamente, já sabe que, para alcançar melhores resultados e ganhar cada vez mais músculos, é necessário consumir a quantidade correta de proteína, correto?

É justamente por isso que o whey é importante! De acordo com nutricionistas, o suplemento se destaca de outras fontes de proteína por ter um valor biológico alto.

Continue lendo e saiba mais benefícios do whey protein para atletas.

CONFIRA 8 BENEFÍCIOS DO WHEY PROTEIN

Se você ainda está em dúvida sobre tomar ou não tomar whey protein, vamos apresentar agora 9 benefícios do suplemento para atletas.

1. Ação garantida

Se você é maromba, certamente já deve saber que a construção dos músculos não ocorre enquanto você está treinando na academia e, sim, na fase de regeneração.

A principal vantagem do whey protein é justamente essa. A proteína age durante o processo de recuperação dos músculos, que ocorre no pós-treino, quando você está descansando ou dormindo.

Para isso porém, você deve tomar o suplemento no momento certo, conforme orientação de seu nutricionista.

O whey protein faz com que a proteína aja no corpo na fase de recuperação muscular, deixando que você “monstre” muito mais e, o mais importante, de forma saudável.

2. Rápida absorção

Se você consumir proteína em alimentos como o frango e a carne vermelha, o processo de absorção do corpo pode se tornar um pouco mais lento.

O whey faz com que as proteínas sejam quebradas em seus componentes básicos, permitindo que os aminoácidos sejam prontamente absorvidos pelo organismo e já agindo de forma benéfica para o ganho de músculos.

3. Aumento da massa muscular

Consumindo mais proteína, você aumenta sua massa muscular. Isso quer dizer que seus músculos aparecem muito mais e você fica com a aparência de monstro que tanto deseja.

4. Aceleração do metabolismo

No tópico anterior, vimos que o consumo do whey protein ajuda o corpo a aumentar a massa muscular. Com mais massa muscular, nosso organismo tende a acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias.

5. Auxílio na queima de gordura

Como se não bastasse todos os motivos anteriormente citados, o whey protein ainda auxilia na queima de gordura ruim. Sem gordura e com o aumento da massa muscular, seus músculos aparecem muito mais.

6. Melhora do sistema imunológico

De nada adianta ter um corpo de monstro se não tiver saúde, não é mesmo? Pois é! O whey protein também ajuda você a evitar algumas doenças, proporcionando uma melhora no sistema imunológico.

Afinal, monstro que é monstro não pode se deixar bater por bobagens como gripe e resfriados, né?

7. Inalteração do colesterol

Ainda falando em saúde, uma das coisas que mais preocupa quem inicia o uso de um novo suplemento diz respeito aos índices de colesterol.

Pode-se afirmar que o whey protein não altera os índices de colesterol ruim.

8. Melhora do desempenho

A proteína também auxilia no aumento de energia que pode estar faltando durante o seu treino, fazendo com que você possa realizar os exercícios de forma mais intensa.

É por isso que o Whey Protein concentrado também pode ser consumido no pré-treino. Assim, a proteína é liberada gradativamente pelo organismo e melhora o desempenho durante a atividade física.

Agora que você já sabe quais são os benefícios do Whey Protein, confira as respostas para as principais dúvidas de nossos marombeiros.

COMO DEVO TOMAR WHEY PROTEIN?

A primeira coisa que você deve ter consciência ao iniciar o uso de qualquer suplemento é que você deve continuar ingerindo alimentos com proteína.

Portanto, mesmo que passe a tomar Whey Protein, você deve continuar comendo frango, ovos e outros alimentos que você já está acostumado em sua dieta.

Outro ponto importante é tomar todos os passos rumo ao seu corpo ideal com o acompanhamento de profissionais como nutricionistas e educadores físicos. Eles são tão essenciais quanto seus treinos, seus suplementos e suas rotinas.

AFINAL, WHEY PROTEIN EMAGRECE OU ENGORDA?

Você já deve ter ouvido muitas histórias a respeito de consumidores do Whey Protein. Mas, afinal, o suplemento engorda ou emagrece?

Na realidade, essa dúvida é muito relativa porque depende do atleta. O Whey Protein é um suplemente hiperproteico, ou seja, se você ingerir o produto e não fizer atividades físicas pesadas, há grande probabilidade de você engordar.

Mas fique tranquilo! Quem faz seus treinos com frequência e realiza musculação diariamente, não engorda e ganha massa muscular.

HÁ ALGUM MALEFÍCIO NO CONSUMO DO SUPLEMENTO?

Com tantos benefícios do Whey Protein citados, você deve estar se questionando se existe algum malefício.

Quais são os contras de utilizar o suplemento? Há alguma desvantagem em seu consumo?

Podemos dizer que o maior ponto negativo do Whey Protein é que, como se trata de um produto industrializado, obviamente possui conservantes e corantes, que não são saudáveis.

Mas nem tudo está perdido. Veja a solução no tópico a seguir.

Qual a solução para combater os contras do Whey Protein?

A solução para combater o inchaço é beber muita água e chás. Estes líquidos eliminam as toxinas do organismo pela urina, incluindo os conservantes e corantes do Whey e de qualquer outro produto industrializado que você possa estar ingerindo.

O que acontece se eu tomar a dosagem errada?

É muito importante que você saiba como tomar a dosagem correta, já que somente assim você atinge seus objetivos.

Caso contrário, seus esforços podem ser em vão.

COMO EU DEVO TOMAR O WHEY PROTEIN?

A forma mais comum é diluindo na água. Você pode utilizar a sua coqueteleira e levar para a academia, ingerindo antes e depois do treino pesado. Você deve diluir as doses do suplemento em pó na água (cerca 500 ml) e misturar bem.

ONDE EU POSSO COMPRAR O WHEY PROTEIN?

Em lojas de suplementos, farmácias e drogarias. Inclusive, alguns supermercados já possuem a versão em barras.

Se você procurar na internet, surgirão diversas marcas com múltiplos preços. Vale a pena medir o melhor custo-benefício e analisar os prós e contras de todos os suplementos, levando em consideração todas as características.

O QUE DEVO OBSERVAR AO COMPRAR O WHEY PROTEIN?

Com relação ao preço, você deve observar qual a quantidade que vem em cada embalagem. Afinal, uma marca pode aparentar ser mais barata do que a outra, no entanto, a quantidade do produto é menor.

Muitos dizem que as importadas são as melhores e que, embora sejam mais caras, produzem resultados muito melhores e mais rápidos. Porém, muitas marcas nacionais são ótimas.

Antes de finalizar uma compra, procure sempre buscar referências de outras pessoas que já fizeram o uso e, no caso de comprar pela internet, fazer em sites confiáveis e especializados.

EXISTE UM WHEY PROTEIN ESPECÍFICO PARA HOMENS OU MULHERES?

O Whey Protein pode ser consumido tanto por homens quanto por mulheres. Pode ser consumido por todas as pessoas que visam objetivos diversos, tais como: ganhar massa muscular, emagrecer ou aumentar o IMC (índice de massa muscular).

No entanto, há algumas marcas que direcionam produtos para homens ou mulheres. As opções de Whey Protein para mulheres possuem vitaminas e outros nutrientes mais importantes para a saúde da mulher.

ATLETAS INTOLERANTES À LACTOSE PODEM INGERIR O PRODUTO?

Como o Whey Protein é resultado do soro do leite, a maioria dos suplementos encontrados no mercado possui lactose.

O que os nutricionistas indicam em caso de intolerância à lactose, é consumir o Whey Isolado. De qualquer forma, se você for intolerante à lactose, o mais adequado é consultar um nutricionista ou médico antes de iniciar o uso dos suplementos. Somente esse profissionais poderão lhe submeter a testes que irão assegurar se você pode ou não tomar.

EXISTE WHEY PROTEIN SEM GLÚTEN?

Sim. Um whey protein de qualidade em geral é livre de glúten.

Por outro lado, muitos não são assim.

Alguns fabricantes, a fim de baratear o produto, inserem quantidades de farinha no suplemento – e ele passa a conter glúten.

Portanto, fique atento ao rótulo da embalagem!

SE EU NÃO MALHAR PESADO, POSSO INGERIR O WHEY PROTEIN?

Em caso de você não ser um fiel frequentador de academia e musculação, você pode sim consumir o Whey Protein. No entanto, saiba que os quilos a mais logo vão surgir.

É importante sempre manter hábitos saudáveis e prezar pela malhação pesada. Afinal, ter um corpo saudável e escultural são seus objetivos, não é mesmo?

COMO EU POTENCIALIZO MEUS RESULTADOS COM WHEY PROTEIN?

Você deve se dedicar ao extremo na conquista de seus resultados na academia.

É preciso manter uma boa alimentação para auxiliar tanto o aumento da massa muscular, quanto a queima de gordura.

Assim, você pode — e deve! — utilizar o whey protein na conquista de seus objetivos.

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