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Alimentos ricos em triptofano Leave a comment

Os aminoácidos, separados em essenciais e não essencial, apresentam diferentes maneiras de agir e ajudar o funcionamento pleno de nosso organismo. Uma dessas substâncias é o triptofano, que está diretamente associado a vários fatores psicológicos do nosso corpo, o que faz com que seja algo que deva ser levado a sério e mais discutido. alimentos ricos em triptofano
Os aminoácidos essenciais são aqueles que o nosso organismo não é capaz de sintetizar. Dessa forma, precisam ser ingeridos de forma externa, pela alimentação ou suplementação. A maioria dessas substâncias já entram em quantidade considerável no nosso organismo por nossas refeições normais, mas algumas vezes é preciso um cuidado maior e maior foco em uma dieta mais específica. Abaixo, vamos discutir sobre o triptofano, suas ações e consequências no organismo, além de apresentar uma lista com os alimentos com melhores índices desse aminoácido.

O que é triptofano? Alimentos ricos em triptofano

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O triptofano é um aminoácido essencial que é necessário para a produção do neurotransmissor serotonina, que não só ajuda o cérebro a enviar mensagens por todo o corpo. Serotonina é especialmente influente quando se trata de seu estado mental. Níveis baixos desse produto químico podem levar à depressão, insônia, ganho de peso e até hiperatividade em crianças.
O nível de serotonina no seu corpo afeta diretamente o seu humor e emoções. Os níveis que se enquadram na faixa normal promovem sentimentos de confiança e relaxamento, enquanto que os baixos podem deixá-lo deprimido ou ansioso. Pessoas com baixos níveis de serotonina também podem experimentar um aumento no apetite, desejos de açúcar e ganho de peso indesejado. Obter mais triptofano em sua dieta é uma maneira mais segura de aumentar os níveis de serotonina no corpo – alguns medicamentos aumentam muito os níveis de serotonina, o que pode causar danos ao coração.
O triptofano é necessário para a produção de outras substâncias importantes que mantêm o corpo funcionando suavemente. A vitamina B3 (niacina), um nutriente que ajuda a regular o açúcar no sangue, prevenir o acúmulo de colesterol nas artérias e bloquear os efeitos dos radicais livres nocivos, é fabricado a partir do triptofano. Na verdade, cerca de metade da sua ingestão total de triptofano é convertida em niacina. Dentro da glândula pineal, a glândula do tamanho de uma ervilha localizada no centro do cérebro, o triptofano é convertido no hormônio natural melatonina. A melatonina é o que nos diz para ir dormir à noite e acordar de manhã. As pessoas que têm dificuldade em adormecer ou que acordam sempre durante a noite são frequentemente aconselhadas a ingerir alimentos ricos em triptofano, como sanduíche de peru ou leite morno, antes de dormir.
O triptofano tem sido usado para controlar a hiperatividade em crianças, ansiedade, diminuição do apetite e sintomas associados à enxaqueca. Também pode ser útil para aqueles que lutam contra a bulimia, transtorno alimentar que se acredita ser causada em parte por níveis alterados de serotonina.
O triptofano é um aminoácido essencial, o que significa que deve ser obtido a partir da dieta. Frango, peru, carne e peixe são as melhores fontes de triptofano. Arroz integral, queijo cottage, amendoim e proteína de soja e alguns cereais matinais não açucarados também contêm quantidades significativas desse aminoácido.
Se você está enfrentando dificuldades de sono, ganho de peso, ansiedade, etc., você pode querer experimentar a suplementação ou dar mais prioridades aos alimentos ricos nesse aminoácido em sua dieta. Certifique-se de obter bastante vitamina B6 (piridoxina), vitamina C, folato e magnésio, pois sem esses nutrientes, o corpo é incapaz de sintetizar o triptofano.

Alimentos ricos em triptofano

Para se fazer uma conexão mais simples com os tipos de alimento que possuem riqueza em triptofano, relacione o consumo dessa substância à alimentos ricos em proteínas. Carnes, peixes, ovos, leites e derivados são grandes exemplos de alimentos que vão apresentar um índice satisfatório de triptofano em sua composição. Confira abaixo outros alimentos que possuem taxa considerável de triptofano. Entre parênteses, a quantidade de triptofano em cem gramas desse alimento.
Abacate (1,1 mg)
Amêndoa (3,5 mg)
Amendoin (5,5 mg)
Banana (0,3 mg)
Batata (0,6 mg)
Carne de frango (4,9 mg)
Castanha de caju (5,5 mg)
Couve-flor (0,9 mg)
Ervilha (3,7 mg)
Ovo (3,8 mg)
Pescada (3,6 mg)

Dieta da felicidade?

Nos últimos tempos o ser humano tem buscado diferentes alternativas para vários segmentos de suas necessidades. Essa tentativa de mostrar versatilidade chegou até nas dietas, que apresentam diferentes cardápios com as promessas de gerar uma vida mais saudável e também perder peso. Como você já leu acima, os níveis de triptofano em seu organismo podem influenciar o seu humor e outras condições psicológicas, fazendo com que manter os índices dessa substância corretos em seu corpo possa gerar melhor bem-estar. Partindo disso, surgiu a dieta da felicidade, que privilegia os alimentos ricos em triptofano citados acima, mas não apenas isso: o chocolate faz parte dela.
Obviamente quando consumido de forma moderada – consulte um nutricionista para saber a dosagem ideal no seu caso -, o chocolate irá estimular as ações do triptofano e promover uma melhora em seu humor. Outros alimentos como aveia, abacate e cacau também são bem-vindos.

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