Barra de Proteína caseira

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Barra de Proteína caseira

Todos sabemos que nosso corpo é composto de diversos sistemas, os quais funcionam principalmente através de reações químicas que ocorrem a todo momento em nosso organismo. Dessa forma, é importante ter o conhecimento de que, a fim de desempenhar essas reações químicas (o conjunto de reações é chamado de metabolismo) e também no auxílio de outros papéis no corpo humano, precisamos ingerir nutrientes específicos, de modo que cada um possui uma função determinada.

Destes, um dos nutrientes mais importantes para a manutenção da vida humana é, sem dúvida nenhuma, a proteína. As proteínas são macromoléculas – isto é, moléculas grandes com massa elevada – constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. Estes, por sua vez, são compostos orgânicos constituídos de moléculas de carbono, hidrogênio e nitrogênio, além de um radical R, o qual determina a natureza dos diferentes aminoácidos.

Quando vemos ou lemos conteúdos relacionados à saúde ou mesmo ao metabolismo do nosso corpo, sempre ouvimos sobre as proteínas, e que estas possuem papel essencial em vários aspectos do ser humano. Além de outras coisas, estes nutrientes são responsáveis pela síntese, saúde e proteção de músculos, pele, cabelo, unhas, tecidos, dentre outros. Ainda é o principal agente atuador na produção de neurotransmissores, essenciais na transmissão de impulsos nervosos, os quais possibilitam toda a racionalidade humana.

Principais funções da proteína

Como já dito anteriormente, as proteínas desempenham papeis distintos e altamente importantes para o nosso organismo. Entre as funções mais importantes desempenhadas por este nutriente estão:

Produção de massa muscular:

Sabemos que há, pelo menos, dois tipos de massa em nosso corpo. Diferentemente da gordura corporal, responsável por causar tantos males às pessoas que levam um estilo de vida menos saudável, a massa muscular é altamente positiva para o nosso organismo, de forma que várias pessoas praticam exercícios físicos com o objetivo de perder gordura e ganhar músculos.

É claro que as atividades físicas são totalmente necessárias para uma vida saudável e por essa troca de gordura por músculos. Contudo, nada disso irá acontecer se não tivermos hábitos alimentares saudáveis, principalmente compostos por proteínas. Isso ocorre pelo fato de que esse nutriente é responsável pela síntese de novas fibras musculares, além de incentivar uma maior queima das gorduras localizadas presentes em nosso corpo.

Defesa do nosso organismo:

A fim de nos proteger contra possíveis doenças as quais podemos estar expostos a qualquer momento, nosso corpo possui um sistema imunológico, que conta com órgãos e células capazes de combater esses invasores.

Muitas dessas células e anticorpos são produzidos a partir de proteínas específicas, o que faz desse nutriente também importante na defesa do nosso organismo.

Beleza corporal:

Vivemos constantemente em busca de uma aparência física mais agradável aos nossos olhos e aos olhos da sociedade. Dessa forma, além de atuar no crescimento de músculos e no auxílio do sistema imunológico, algumas proteínas podem ainda promover uma maior beleza corporal.

Isso ocorre devido ao fato de que estas são responsáveis pela formação de duas substâncias, a queratina e colágeno, as quais ocasionam uma maior saúde de pele, unhas e cabelos, inibindo até os efeitos do envelhecimento.

Fornecer energia:

É do conhecimento da maioria das pessoas que nosso organismo precisa de energia para desempenhar todas as funções do dia a dia. Dessa forma, o corpo humano se utiliza de certos nutrientes como combustível para essa energia, e as proteínas podem ser uma das fontes utilizadas.

Inibidor de apetite:

Muitas pessoas sofrem de impulsos alimentares, onde sentem fome a todo o momento e acabam por se alimentar de comidas gordurosas, resultando em uma dieta desequilibrada e não saudável. Além dos pontos acima citados, as proteínas contribuem para uma diminuição desses sintomas, já que possui uma digestão mais lenta – do que os carboidratos, por exemplo -, prolongando a sensação de saciedade.

Barras de proteínas – quem deve consumir?

Devido a todos os papéis importantes desempenhados pelas proteínas no nosso organismo, torna-se óbvio a necessidade de hábitos alimentares com ingestão ideais desse nutriente. Diante disso, podemos citar as barras de proteínas como uma fonte importante desse tipo de substância.

Mas, afinal, com tantos alimentos e suplementos alimentares ricos em proteínas, por que fazer o uso de barras de proteínas?

Primeiramente, as barras de proteínas de qualidade apresentem moléculas de alto valor biológico, que contribuem de forma ainda mais direta no desempenho das funções básicas do nosso corpo. Além disso, estas ainda contam com outros nutrientes importantes para o nosso metabolismo, como alguns minerais e carboidratos de rápida digestão, responsáveis por fornecer energia e vitalidade para os seus consumidores.

Os benefícios obtidos a partir da composição da barra de proteínas são inegáveis. Contudo, a maior vantagem desse tipo de alimento é a versatilidade. Hoje em dia, sabemos que a rotina da maioria das pessoas é realmente pesada, e entre várias tarefas e vários compromissos torna-se difícil o consumo de alimentos elaborados que sejam ricos em proteínas, como as carnes, leites e outros.

Dessa forma, as barras de proteínas se tornam altamente necessárias para o cidadão atual, que possui uma agenda do dia a dia apertada, e mesmo assim não pode deixar sua saúde de lado.

Barra de proteína caseira

Com o aumento do consumo desse tipo de produto, passou-se a disponibilizar algumas barras de proteínas de baixa qualidade, contendo altos índices de gorduras que podem trazer malefícios para o nosso corpo. Com isso, a própria condição do mercado favoreceu um aumento nos preços dos produtos de boa qualidade, o que dificultou o consumo de grande parte das pessoas.

Diante disso, uma boa alternativa é o preparo de barras de proteínas caseiras, as quais terão uma composição saudável para o seu organismo e não pesarão tanto no seu bolso, além de terem um sabor agradável e poderem ser levadas para qualquer lugar.

A seguir, uma receita de uma barra de proteínas caseira:

Ingredientes:

  • 180 gramas de aveia;
  • 80g de manteiga ou, se possível, de creme de amendoim;
  • Uma colher e meia (sopa) de canela;
  • Meia xícara de leite integral ou desnatado, fica ao critério do indivíduo;
  • 4 medidores de whey protein;

Modo de preparo:

Em uma grande vasilha, junte todos os ingredientes e os misture bem, até formarem uma pasta uniforme, na medida do possível. Depois de feito, colocar essa mistura em uma forma e levar à geladeira para descansar, por um período médio de duas horas e meia. Cortar a barra em retângulos e comer.

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