benefícios da berinjela

Benefícios da Berinjela Leave a comment

Benefícios da Berinjela – Cada vez é mais comum observarmos indivíduos preocupados a saúde de seu próprio organismo. Vários especialistas da área atribuem esse crescimento a maior difusão de informações, que mostram os males trazidos com práticas que podem prejudicar o pleno funcionamento do nosso corpo, indicando, também, os benefícios de uma vida saudável.

Dessa forma, a indústria farmacêutica ou de suplementos alimentares desenvolve e comercializa vários produtos que desempenham funções benéficas no corpo. Contudo, um ponto sempre tocado por médicos e nutricionistas é o fato de que os melhores benefícios são trazidos pelos alimentos naturais, e que nada pode superar uma dieta bem equilibrada.

E não é diferente com a berinjela. O vegetal, tão utilizado na culinária brasileira, gera variados efeitos positivos para os seus consumidores. Nesse texto falaremos mais desse fruto, explicitando o que é, de onde vem, quais são os benefícios e algumas receitas deliciosas feitas com a berinjela.

O que é a berinjela?

A berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, um árvore arbustiva, a qual é originária da Índia e pertencente à mesma família do pimentão. É cultivada há mais de 4000 anos em seu país natal, onde inicialmente era usada como planta ornamental.

A berinjela chegou à Europa a partir das Cruzadas, guerras religiosas promovidas pela Igreja Católica no século XIV, as quais visavam à expansão da religião pelo continente europeu. A coloração usual do vegetal é um roxo escuro, podendo também ser encontrada em cores avermelhadas e brancas, esta última sendo mais rara.

A casca da berinjela é bastante lisa, possuindo um pedúnculo verde na parte superior. Seu interior possui uma polpa bastante macia, úmida e flexível. Por ser de fácil cultivo nos trópicos, pode ser plantada sem maiores dificuldades no Brasil, o que gerou variadas receitas a partir do alimento. Em algumas lojas de artigos naturais, é vendida em pó como planta medicinal.

Benefícios da Berinjela

Como a maioria dos frutos advindos da natureza, a berinjela, se ingerida com regularidade, pode trazer numerosos benefícios para a saúde humana, devido aos variados nutrientes existente em sua composição. Os mais importantes efeitos positivos trazidos pela berinjela são:

Emagrecimento – Benefícios da Berinjela

A berinjela possui baixíssimo teor calórico em sua composição, o que a faz ser um ótimo alimento em receitas e dietas alimentares com o objetivo do emagrecimento. Para se ter uma ideia, uma porção de 100 gramas do vegetal possui apenas 20 quilocalorias.

Além disso, a composição da berinjela conta com altos níveis de fibras alimentares. Estas proporcionam uma maior sensação de saciedade para os indivíduos, fazendo com a que a pessoa consuma uma menor quantidade de carboidratos em sua dieta.

Regulação intestinal – Benefícios da Berinjela

Como já falado anteriormente, a berinjela é um alimento bastante rico em fibras alimentares. Esses elementos, por sua vez, além de proporcionarem uma sensação de saciedade para os indivíduos, atuam em várias áreas do intestino, estimulando uma melhor movimentação do tônus muscular, além de estimular a produção de suco gástrico e bactérias que ajudam no processo de digestão.

Saúde renal – Benefícios da Berinjela

A berinjela possui substâncias antioxidantes que, além de outras coisas, são especializadas em atuar no estímulo da produção de um hormônio chamado Aldosterona. Esse hormônio, por sua vez, atua na regulação de dois minerais importantes no organismo humano: o sódio e o potássio.

Caso esses nutrientes estejam em altos níveis no organismo, podem sobrecarregar os rins, gerando falhas recorrentes nesses órgãos, que podem causar até os cálculos renais.

Controla a pressão arterial – Benefícios da Berinjela

Como já citado no tópico anterior, a berinjela atua no estímulo da produção de Aldosterona. Além do papel supracitado, a regulação do sódio no sangue tem relação direta com a pressão arterial. Isso ocorre pelo fato de que, em casos de altos níveis desse mineral na corrente sanguínea, a pressão arterial pode subir consideravelmente, gerando consecutivos problemas para a saúde do indivíduo.

Reduz os níveis de colesterol ruim – Benefícios da Berinjela

Outro antioxidante presente na composição da berinjela, mais especificamente em sua casca, é a Nasunina. Esta substância atua diretamente na diminuição do colesterol ruim no corpo, uma vez que estimula a produção de HDL (colesterol bom). Isso pode trazer variados benefícios para a saúde humana, como o controle da pressão arterial e a prevenção contra doenças do coração.

Fortalece o sistema imunológico – Benefícios da Berinjela

Nosso sistema imunológico é composto por células e órgãos responsáveis por serem a defesa do corpo frente a invasores e substâncias estranhas. Isso pode prevenir doenças como gripes, resfriados, infecções, dentre outros. Os componentes desse sistema, no entanto, precisam de alguns nutrientes essenciais que atuam em seu fortalecimento, fazendo com que este possa desempenhar seu papel de forma plena, como a Vitamina C, o zinco, o potássio e o cálcio, todos presentes na composição da berinjela.

Fortalecimento ósseo – Benefícios da Berinjela

Potássio e cálcio: esses são dois minerais que, dentre outras funções, são altamente necessários para a saúde dos nossos ossos. A berinjela possui grandes teores desses nutrientes em sua composição.

Receitas com berinjela

Água de Berinjela:

Para essa receita, o indivíduo vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 1 berinjela pequena;

– 1 limão;

– 1 litro de água;

Modo de fazer:

Cortar a berinjela, com a casca, em pequenas rodelas e adicionar a uma jarra contendo 1 litro de água. Depois de feito, espremer o suco de um limão e levar a mistura à geladeira durante toda a noite, devendo ser consumida no prazo de um dia.

Lasanha de berinjela:

Para essa receita, o indivíduo vai precisar dos seguintes ingredientes:

– Três berinjelas;

– 2 xícaras de molho de tomate caseiro;

– 2 xícaras e meia de queijo cottage;

– Temperos (sal, pimenta e orégano à gosto);

Modo de fazer:

Deixar o forno aquecendo, em uma temperatura de 200ºC. Lavar e cortar as berinjelas em pequenas fatias e colocá-las em uma frigideira quente, a fim de deixar o vegetal sequinho (tomar cuidado para não queima-los). Em uma travessa retangular, despejar uma fina camada do molho de tomate e, por cima, as berinjelas, molho e queijo. Depois de feito, repetir o mesmo processo até que a travessa fique cheia. A camada de cima pode ser preenchida como parmesão ou mussarela, de forma a deixar gratinado. Levar ao forno e deixar por aproximadamente 35 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *