benefícios de pular corda - como pular

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A brincadeira de infância pode trazer inúmeros benefícios para o corpo. Descubra!

 

“Um homem bateu em minha porta e eu abri, senhoras e senhores põe a mão no chão, senhoras e senhores pulem em um pé só” – aposto que você reconheceu esta cantiga e cantou ao pé da letra, com ritmos e pausas, estou mentindo? O hábito da infância, ao longo do tempo, com avanços na ciência e na tecnologia, foi descoberto como um esporte que traz efeitos positivos para o corpo, além de aumentar a resistência corporal, pular corta estimula o ganho muscular e a perda de peso no organismo humano.

A brincadeira

benefícios de pular corda - brincadeira
benefícios de pular corda – brincadeira

Saltar corta ou pular corda é uma brincadeira tradicional que está presente em gerações. Saltar corda é uma brincadeira que envolve práticas físicas e coordenação motora que, antigamente, era regada de cantigas que acrescentava a brincadeira ritmo e adrenalina. A brincadeira consiste em saltar corda em uma série de acrobacias, ou saltos manejando uma corda.

Além disso, a brincadeira busca a sincronia dos praticantes com o ritmo cantado. Normalmente, a brincadeira é dada em grupo de duas ou mais pessoas. Entretanto, pular corda também pode ser uma atividade individual, com cordas pequenas e adequadas para a prática física. Com o passar dos anos, a prática ganhou popularidade e, atualmente, faz parte da rotina de atletas em todo o mundo, pois o exercício é visto como uma forma eficiente de emagrecer e definir o corpo.

O esporte

O surgimento do esporte foi datado na década de 70, nos Estados Unidos, pelo professor Richard Cendali. A modalidade consiste em quatro provas, sendo elas: saltos triplos, prova de velocidade, prova de resistência e prova de estilo livre. O salto triplo é aquele que o atleta realiza várias séries de saltos de passar a corda por três vezes em um único salto. A segunda prova é aquela que o saltador deve demonstrar velocidade, isto é, ele possui cerca de 30 segundos para se apresentar e assim se conta quantas vezes ele toca o chão com o seu pé direito.

A terceira prova é a modalidade de resistência. O saltador possui três minutos para se apresentar e assim deve demonstrar sem falhar o seu desenvolvimento físico na disputa. Por último, a prova de estilo livre que é aquela que a música é acompanhada ritmicamente pelos movimentos do saltados em seus saltos de corda.

Atualmente, há as seguintes modalidades: corda simples, na qual o atleta em manobras individuais e práticas de velocidade; corda dupla holandesa, manobras coletivas, exercícios coreografados ou manobras individuais; roda chinesa, corda de duas pontas seguidas por manobras.

O esporte é regulado pela Federação Internacional de Salto à Corda (FISAC) e a Organização Internacional de Pula-Corda, essa que foi fundada em 1983. No Brasil, a Confederação Brasileira de Rope Skipping se filia a essas organizações que seguem as diretrizes da Federação Mundial de Pula-Corda.

Afinal, pular corda emagrece?

benefícios de pular corda - emagrece
benefícios de pular corda – emagrece

A prática física acelera o metabolismo do ser humano, por isso, possui como consequência o emagrecimento saudável. Além disso, pular corda faz que os músculos do corpo sejam tonificados, proporcionando o desenvolvimento físico corporal do indivíduo. A prática também está presenta na rotina de atletas profissionais, que usa, da atividade como parte dos treinos para aumentar a agilidade e a saúde muscular.

O salto de corda emagrece, aproximadamente, dez calorias por minutos. A atividade possui diversas formas de serem feitas que podem aumentar a saúde dos músculos e tonificas seus tecidos. Os profissionais recomendam que se a prática feita visa a tonificação, o indivíduo deve adquirir uma corda com peso. Essas são ideais para tonificar os músculos dos braçõs, peitos, centrais e da parte inferior do corpo.

É importante frisar que ao praticar o exercício, cuidados devem ser tomados, como usar calçados confortáveis ou tênis de corrida. Com isso, o atleta evita impactos dos pulos que pode ocasionar danos as juntas. O calçado é fundamental, pois absorve os impactos a fim de garantir a manutenção da saúde de todo ecossistema do corpo humano. Além disso, roupas que permitam que o indivíduo se movimento livremente são fundamentais, e garantir que a prática seja feita em superfícies planas também é importante, pois evita que a pessoa se machuca em quedas ou situações proporcionadas por uma superfície desigual. Confira as técnicas de pular-corda:

  • Pulo Básico: Deve-se girar a corda de trás, por detrás da cabeça e para frente, até que a corda passe por debaixo dos pés;
  • Pulo Cruzado: O pulo é denominado pelo cruzamento dos braços ao longo do peito;
  • Pulo Corrida: O pulo é alterado por saltos, alternando as pernas, começando um movimento de corrida;
  • Pulo Rápido: Esse é cronometrado junto a um temporizador que deve marcar intervalos que visam intercalar exercícios durante a prática física;
  • Pulo lado a lado: Começa com o pulo básico e vai aumentando para pulos sequenciais, de um lado para o outro. Na maioria das vezes, uma linha é feita que deve ser o norte do atleta ao praticar os saltos lado a lado;
  • Treino de Circuito pulando corda: Este é um exercício intenso que é seguido por agachamentos e pulos de corda que seguem por flexões que devem ser repetidas, pelo menos, três vezes.

Benefícios de pular corda

benefícios de pular corda
benefícios de pular corda

Já parou para pensar em todos os benefícios de pular corda? Além de tudo citado aqui, a prática pode trazer também:

  • Aumento do equilíbrio do corpo;
  • Aumento da coordenação motora;
  • Ajuda na perda de gorduras;
  • Ajuda na recuperação de lesões musculares;
  • Auxilia na motricidade corporal;
  • Contribui para o aumento da densidade óssea, melhorando a sua estrutura e a sua composição;
  • Otimiza a aptidão muscular do indivíduo;
  • Tonifica os músculos.

O hábito pode ser somado a sua rotina e pode ser praticado em casa. Você não precisa se restringir a academia para pular corda, a atividade pode ser feita em qualquer lugar. E se você possui uma rotina agitada, e com muitas viagens, somar o hábito de fácil acesso é uma decisão saudável para o seu corpo e para a sua mente.

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