Como afinar a cintura

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Como afinar a cintura

A relação entre estética e saúde é delicada e sensível. Por vezes ela pode ser nociva, quando os padrões de beleza almejados vão contra a natureza do corpo humano e das próprias capacidades do indivíduo, mas também existem os casos em que as duas instâncias caminham juntas e o plano de se obter uma aparência mais agradável culmina em um ganho na saúde.

A circunferência da cintura é um exemplo interessante em que estética e saúde andam lado a lado. A gordura na região abdominal é um problema grave de saúde, simbolizando um fator de risco para uma série de doenças crônicas que figuram entre as principais causas de morte ao redor do planeta.

Se seu objetivo é se tornar mais saudável, perder gordura abdominal é um passo importante, como consequência, acaba por perder algumas medidas na cintura. Se seu objetivo é estético e deseja afinar a cintura, acaba por consequência se tornando mais saudável.

Existem alguns exercícios e medidas de comportamento que ajudam bastante no objetivo de afinar a cintura. Listaremos alguns deles e também trataremos um pouco mais sobre essa parte do corpo, como ela é internamente e porque tem tanto apelo estético e visual dentro de nossa cultura.

Dicas de como afinar a cintura

Reduzir a cintura pode ser uma tarefa complicada para algumas pessoas.  A gordura localizada é difícil de eliminar devido a problemas genéticos, metabólicos e hormonais. Como podemos melhorar a silhueta com um cuidado simples?

Embora possamos pensar que a solução é fazer uma dieta, há partes do corpo muito rebeldes que tendem a resistir, como é o caso do abdômen. Portanto, aqui seguem algumas dicas muito eficazes para reduzir a cintura em algumas semanas e de uma maneira muito mais simples do que você pensa.

Por que é difícil reduzir a cintura?

Ter uma cintura fina pode significar uma melhor autoestima, o melhor aproveitamento de roupas, mais disposição e, claro, mais saúde. Acontece que a gordura na região da cintura é uma das mais difíceis de queimar, entenda o porquê.

Listamos o que podem ser as causas, além da genética, que podem levar a esse acúmulo:

– Desequilíbrios hormonais; por exemplo, durante a menopausa.

– Gravidez

– Distúrbios digestivos

– Metabolismo lento

– Sedentário

– Alimentos ricos em açúcares e refinados.

– Consumo abusivo de álcool.

– Estresse.

Dicas para reduzir a cintura

A única forma saudável e real de perder alguns centímetros dessa área é fazer uma dieta balanceada e realizar atividades físicas. Então, você pode encontrar algumas dicas para refinar a cintura e começar a ver como você realmente quer. Aqui estão alguns truques para ajustar a cintura:

– Atenção a alimentação

Mantenha uma dieta livre de gorduras saturadas e carboidratos, e incorpore alimentos ricos em fibras em sua dieta, como cereais integrais, leguminosas, como feijões, ervilhas, frutas, especialmente morangos e outras frutas vermelhas. Você também pode considerar alguns alimentos que podem ser incluídos sem problemas em sua dieta para refinar a cintura. Não pule refeições ou jejue, pois isso confunde o corpo e faz com que ele absorva os nutrientes de maneira inadequada.

– Mantenha-se ativo

Uma parte muito importante para reduzir os centímetros que você tem mais na cintura é aumentar a atividade física, principalmente os exercícios específicos para esta parte do corpo.

De uma maneira geral, exercícios aeróbicos ajudam a perder peso abdominal. Atividades como corridas, caminhadas e natação são sempre uma boa pedida.

Além das atividades aeróbicas é interessante trabalhar exercícios de tonificação muscular com ação intensiva na região. Os abdominais são clássicos, mas existem outras formas de se exercitar especificamente a região da cintura. Peça ajuda a um instrutor de academia para lhe indicar o ideal.

– Faça uso de chás

Beber chá verde, quente ou frio, sem açúcar ou mel. O chá verde ajuda a aumentar a taxa metabólica para um curto prazo, ideal para exercícios para reduzir centímetros de cintura.

– Cuidado com a flacidez

Aplicar, após o banho diário, este aloé vera reduzindo o creme para reduzir a flacidez, acompanhado de uma massagem suave com as mãos.

– Mantenha uma boa postura

Você também não deve esquecer a postura, de pé, com os ombros para trás e contraindo o abdômen; sua figura será privilegiada e você fará um bom trabalho nas suas costas.

Em suma, refinar a cintura requer compromisso com a comida e o exercício, e ser perseverante não é apenas ver você bem, mas sua saúde. Assim, com bons hábitos e costumes, você certamente conseguirá a aparência da cintura como desejar.

Dieta para afinar a cintura

Algumas dicas de alimentação podem ser úteis para fazer com que a cintura diminua as medidas, confira algumas delas:

Tome iogurte no café da manhã

De acordo com alguns estudos, os lactobacilos (bactérias vivas ou probióticos) podem inibir a absorção de gordura nas refeições e até reduzir o colesterol. Um iogurte desnatado com aveia e frutas vermelhas seria uma escolha saudável para o café da manhã.

– Coma gorduras saudáveis

Nozes e sementes, abacate, azeite de oliva e peixe azul contêm gorduras saturadas saudáveis ​​e, tomadas com moderação, não engordam como as de carne vermelha, doces e produtos lácteos integrais.

– Evite gorduras saturadas

Para perder a cintura você deve reduzir frituras, salsichas e doces, ricos em gorduras “ruins”, e açúcares e hidratos refinados (pão, macarrão, arroz). Opte pela integral. Se a constipação e o gás aumentarem e aumentarem, tome fibras e beba água.

– Faça mais refeições

Melhor comer menos quantidade e mais vezes por dia. Coma em cinco oportunidades: 3 refeições principais e dois lanches. Isso ativa o metabolismo e evita que a gordura seja armazenada no abdômen e na cintura.

– Não exagere no jantar

O jantar é a refeição que mais engorda, porque antes de dormir o metabolismo fica mais lento. Não coma só fruta (2 ou 3 pedaços), desde que a única coisa que você adquirirá é que seu açúcar, que se transforma em gordura enquanto você dorme. Inclua proteínas como peru, peixe, ovo … e não se esqueça do vegetal, é saciante e tem poucas calorias. Se você é sobremesa, tome algo leve como um iogurte, uma fruta ou uma infusão.

Riscos da gordura abdominal

Todos nos preocupamos com a gordura e lutamos para acabar com eles a todo custo. Para isso, mantemos uma dieta e exercícios físicos, embora muitas vezes não consigamos e acabemos tendo um excesso de gordura no abdômen.

Este é um problema que muitas pessoas sofrem e isso é basicamente porque nós consumimos mais calorias do que gastamos. Esse excesso produz que nosso corpo transforma essas calorias em gordura que acumulamos na área do abdômen. Algo que não só acabará sendo um problema estético, mas pode nos trazer muitos problemas de saúde.

Em condições normais, as dimensões da cintura devem ser menores que as do peito. No caso das mulheres, recomenda-se que não deve medir mais de 80 cm e nos homens não deve exceder 90 cm de diâmetro. Sim, é verdade que varia muito de uma pessoa para outra, porque nem todos temos as mesmas dimensões corporais ou a mesma estrutura.

Se isso não for assim, podemos ter um excesso de gordura abdominal que pode nos trazer sérios problemas de saúde. O excesso de gordura é uma causa direta da hipertensão, pois as artérias e veias tornam-se mais rígidas e a gordura as obstrui, tornando a circulação mais densa e lenta. Isso pode ter consequências que acabarão por levar à doença cardiovascular.

O excesso de gordura abdominal também é uma causa direta do infarto e do derrame cerebral decorrente da hipertensão e da pressão sofrida por todo o sistema circulatório. A diabetes também pode ser derivada a partir de este excesso de lipídios, e pior é que o nosso corpo metabolismo de açúcares e de criação de insulina para regular os níveis de açúcar no sangue.

Esse excesso geralmente se origina porque o consumo diário de produtos com altos níveis de açúcares e gorduras é alto, enquanto a atividade física é pouca ou nenhuma. Podemos evitá-lo com uma readaptação dos nossos hábitos. Devemos banir nossos alimentos gordurosos e todos aqueles que nos dão calorias vazias. Legumes e frutas serão nossos parceiros.

Mas não apenas a dieta deve ser um remédio, mas o exercício moderado pode ajudar, especialmente até começarmos a adquirir uma forma física adequada, já que se sofrermos de hipertensão não é aconselhável forçar demais nosso sistema cardiovascular. Desta forma, pouco a pouco, poderemos reduzir esta gordura estética e organicamente prejudicial.

O que é a cintura e quais as medidas ideais

A cintura é a parte do abdômen entre a caixa torácica e os quadris. Em pessoas com corpos magros, a cintura é a parte mais estreita do tronco.

A cintura refere-se à linha horizontal onde a cintura é mais estreita ou à aparência geral da cintura.

Por causa disso e porque a cintura é muitas vezes sinônimo de estômago, pode-se confundir a localização exata da cintura. Outro fator confuso é que a cintura difere em pessoas diferentes. Estudos mostram que as medidas autorreferidas, em oposição à medição feita por um técnico, subestimaram a circunferência da cintura e essa subestimação aumentou com o aumento do tamanho corporal. No estudo, a circunferência da cintura medida no nível do umbigo foi maior do que a medida na cintura natural. Para localizar a cintura natural, basta ficar de pé e inclinar-se para o lado, mantendo as pernas e os quadris retos. Onde o torso dobra é a cintura natural.

Estritamente, a circunferência da cintura é medida a um nível intermediário entre a costela mais baixa e a crista ilíaca. Na antropometria, a localização da cintura (altura) pode ser prevista como 72% da altura do pescoço, ou entre a crista ilíaca (60% da altura total) e a menor costela palpável (64% da altura total).

A relação cintura-quadril é igual à circunferência da cintura dividida pela circunferência do quadril. Praticamente, no entanto, a cintura é geralmente medida na menor circunferência da cintura natural, geralmente logo acima do umbigo. Caso a cintura seja convexa em vez de côncava, como é o caso na gravidez e obesidade, a cintura pode ser medida em um nível vertical de 1 polegada acima do umbigo. É importante notar que variáveis ​​como postura influenciam significativamente a medida da cintura e, portanto, quaisquer medidas para um grupo precisam manter uma postura constante entre os sujeitos.

O tamanho da cintura de uma pessoa ou circunferência da cintura, indica obesidade abdominal. O excesso de gordura abdominal é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas e outras doenças relacionadas à obesidade. Organizações de saúde ao redor do mundo classificam o risco de doenças relacionadas à obesidade como altas se os homens tiverem circunferência da cintura maior que 102 cm e as mulheres tiverem circunferência da cintura maior que 88 cm.

Um estudo publicado no European Heart Journal de abril de 2007 mostrou que a circunferência da cintura e a relação cintura-quadril foram preditores de eventos cardiovasculares.

A relação cintura-quadril é a razão entre a circunferência da cintura e a dos quadris. Ele mede a proporção pela qual a gordura é distribuída ao redor do tronco.

Relação cintura-quadril de 0,7 para mulheres e 0,9 para homens têm se mostrado fortemente correlacionadas com saúde geral e fertilidade. Coloquialmente, essa forma é comparada à forma da ampulheta.

Moda

Em roupas modernas, a região referida como a cintura é consideravelmente abaixo da cintura, conforme definido anatomicamente. Com o advento das calças e saias que não necessitam de apoio de cima, a cintura da roupa deslocou-se para uma posição em que o corpo começa a se expandir para formar as nádegas e, portanto, um suporte está disponível. No entanto, a região da cintura continua sendo uma medida importante e um marco antropométrico na construção de peças de vestuário.

Etimologia

A palavra “cintura” tem origem no latim, língua materna de vários dos principais idiomas falados atualmente, como o francês, espanhol, italiano e, claro, o português. Tem sua origem derivada de termos que tratavam de laçar, contornar, circundar. Daí vem também o sentido de palavras como cinto, cinturão, dentre outras.

 

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