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Consequências do sedentarismo Leave a comment

Um estilo de vida sedentário é um problema mais importante do que você imagina.  O estilo de vida influencia muitos aspectos do nosso cotidiano, prejudicando-nos não apenas em nosso estado de saúde, mas também no modo como enfrentamos as dificuldades e vivências que nos são apresentadas. Tanto fisicamente quanto psicologicamente, as consequências do sedentarismo podem ser letais.

Exercício, atividade física e estar em movimento, seja fazendo lição de casa ou saindo na rua para uma caminhada, nos permite permanecer ativos e sair do sofá. Entre os hábitos mais destrutivos para o nosso corpo e mente estão aqueles que contribuem para permanecer em um estado de baixa atividade e falta de   movimento físico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como sedentários aqueles que não realizam mais de 90 minutos de atividade física no final da semana. Verifique seus hábitos e preste atenção ao exercício que está fazendo, não deixe que a falta de tempo faça de você uma pessoa sedentária, já que os riscos que você enfrenta são bastante consideráveis, é levá-lo muito a sério.

Segundo os estudos da OMS, há mais pessoas com um estilo de vida sedentário do que imaginamos, muitos de nós são, sem ter notado isso. Mais da metade dos adultos nos países desenvolvidos realizam um exercício físico considerado insuficiente. Isso leva a sérios problemas de saúde, como veremos abaixo. Seus efeitos são tão prejudiciais quanto a falta de descanso, uma dieta pobre, álcool ou rapé.

 

Principais perigos e consequências do sedentarismo

Principais perigos e consequências do sedentarismo
Principais perigos e consequências do sedentarismo

Levar uma vida sedentária em que você mal se exercita é algo que vai prejudicar o tempo. O corpo, os músculos e até os ossos sofrem devido à falta de exercício físico. Seu corpo está pronto para você se exercitar, por isso não é aconselhável limitar-se ou restringir-se a mover apenas o que é estritamente necessário, para tarefas diárias e de trabalho.

Além disso, o estilo de vida sedentário está associado a um estilo de vida pouco saudável, que obviamente inclui uma dieta pobre em nossa dieta habitual. Estes são alguns dos principais riscos de levar uma vida sedentária:

Aumento da dor nas articulações e contraturas:

Devido à falta de exercício físico, temos uma tendência a perder massa muscular e também perda de força, o que significa que as nossas articulações enfraquecem e estão mais expostas a sofrer dor e contratura nas articulações cervicais, cintura e as costas.

Sobrepeso e obesidade

Manter-nos fisicamente ativos é a solução mais eficaz para evitar o sobrepeso e a obesidade. Diariamente consumimos mais calorias do que precisamos, que acabam se transformando em gordura, que nosso corpo não precisa de todo. Um estilo de vida sedentário não permite ativação suficiente para queimar as calorias que normalmente consumimos, e é por isso que, como consequência, um aumento no peso corporal é inevitável.

O ganho de peso leva a outras dificuldades que nos levam a sofrer outros graves problemas de saúde, como o aumento da pressão arterial, o que aumenta nossas chances de sofrer doenças cardiovasculares. Também problemas respiratórios, problemas no fígado e cálculos biliares, entre outros …

A obesidade é um dos fatores de risco mais preponderantes no que se refere a doenças crônicas que estão entre as causas de morte mais comuns. O sobrepeso é fator de risco para doenças como a hipertensão, diabetes, câncer, artrites e várias outras.

Doenças associadas ao sedentarismo

Por não exercer e promover o excesso de peso, em nosso corpo estamos aumentando o risco de sofrer de doenças que estão associadas a esse problema, como algumas daquelas que destacamos anteriormente que são específicas para a obesidade, mas também algumas das quais destacamos próximo.

Aumenta o risco de diabetes porque o estilo de vida sedentário afeta diretamente a eficácia da insulina.

Aumenta o risco de sofrer de alguns tipos de câncer, como câncer de próstata em homens e câncer de mama e endometrial em mulheres.

Causa incapacidade, porque devido aos problemas associados que comentamos, não é possível realizar algumas tarefas ou trabalhos, ou certas atividades diárias. Isso acaba em maior frustração quando você tenta fazer alguma atividade física, já que supõe um esforço maior.

Também causa problemas de humor, arriscando a depressão e distúrbios alimentares. A qualidade de vida diminui, o que causa diminuição da motivação e piora da autoimagem, afetando a autoestima.

 

Combate ao estilo de vida sedentário

Combate ao estilo de vida sedentário
Combate ao estilo de vida sedentário

Como indicado pela OMS, este é um problema global que afeta milhões de pessoas, não podemos ignorá-lo e, claro, somos nós que devemos primeiro enfrentá-lo. Como vimos, é um problema que corresponde à falta de atividade física e cujas consequências afetam seriamente a nossa saúde. Devemos estar cientes disso e saber que não é algo que podemos deixar, quanto mais cedo agirmos, menor o risco de sofrermos suas consequências.

estilo de vida sedentário pode lutar contra isso , você apenas tem que ser adquirida em seus hábitos de vida atuais que são saudáveis: Tente ir para uma caminhada todos os dias, dedicam a tempo afazeres domésticos fazendo esforço físico necessário, tente que a maioria das viagens são andar, você sempre pode evitar o carro e transportes públicos para viagens curtas … Olhando yoga exercícios para fazer em casa ou se você quiser para ir a uma aula de pilates, dança academia, yoga ou qualquer esporte que exige o exercício físico. Esporte, mova-se e tente permanecer ativo.

Todo o esporte e exercício físico que você faz no seu dia a dia está adicionando, e não vale a pena dizer que você não tem tempo. Para manter-se em boa forma e cuidar da sua saúde, você deve sempre ter tempo, já que deve ser sua prioridade.

A tecnologia está chegando a limites onde, com um simples movimento de um dedo, podemos fazer muitas coisas que antes eram impensáveis. Nós temos controles para realizar qualquer tarefa. Quase tudo é feito sozinho, isso é tão benéfico quanto pensamos?

Sem perceber, estamos nos tornando mais confortáveis ​​e sedentários: a máquina de lavar roupa, lavar roupas; o carro nos leva a todos os lugares; se não quisermos sair de casa, também podemos escolher fazer a compra pela Internet … Todos esses chamados “confortos”, por mais que facilitem nossas vidas, estão fazendo com que nossos corpos percam a mobilidade para a qual foram projetados.

Nós não nascemos para estar sentados, assistindo TV ou trabalhando na frente de um computador. Se queremos que nosso corpo funcione adequadamente, além de fornecer uma dieta equilibrada, precisamos mantê-lo em movimento. Nós todos sabemos que um carro parado quebra imediatamente, com o nosso corpo acontece a mesma coisa.

 

As crianças ainda gostam do movimento

As crianças ainda gostam do movimento
As crianças ainda gostam do movimento

 

Durante nossos primeiros anos de vida, desfrutamos muito da impressionante capacidade de movimento que nossos corpos possuíam. As crianças nascem com grande flexibilidade e um grande desejo de se mover em todos os momentos. Esse movimento contínuo lhes dá a coordenação e a estabilidade de que precisam. Desde que eles conseguem manter as cabeças retas, eles começam a executar feitos sem fim que vão de rolar para andar passando por rastejar.

O movimento das crianças é completo, divertido e gratuito. Eles se movem porque se sentem bem e se divertem. É a sua condição humana em estado puro. Os animais também se movem pelo prazer de se mover, pois se assemelham a crianças humanas.

No entanto, esta realidade pode estar fazendo com que percamos esse naturalidade do movimento. Quando começamos a ir à escola, somos forçados a passar muito tempo sentados, limitando nossa necessidade de nos movermos muito.

As crianças mais afortunadas podem ser alvo de algum treinamento esportivo, cheio de regras que deixarão pouco espaço para sua criatividade. Poucos poderão brincar durante as noites inteiras na rua com seus amigos, inventando jogos e fazendo frio ou calor … A maioria sairá da escola e passará, ainda mais horas, sentada em frente à televisão ou ao computador.

Nós perdemos contato com nosso corpo

Ao longo dos anos, estas crianças serão adultos que permanecerão sentados na universidade, no escritório, no carro, etc. Os corpos começarão a acumular quilos extras e perderão a mobilidade, o que levará a diferentes dores nas costas ou articulações. Com o passar dos anos, é muito provável que esta situação se agrave e nós quase garantimos uma velhice com muitas limitações de movimento.

O pior de tudo é que achamos normal. De fato, todos os dias é mais comum ver pessoas idosas que precisam de ajuda quase continuamente. No entanto, não acho que seja normal. Quando eu era menina, os idosos mantinham sua mobilidade até os mais velhos, assim como sua independência e, em muitos casos, sua dignidade.

Precisamos reivindicar nosso direito ao movimento. Esse direito está ligado a poder continuar desfrutando da vida e do nosso corpo. É sobre não perder de vista a criança que éramos e que se movia com facilidade e alegria.

Benefícios do movimento

O fato de permanecer ativo tem muitos benefícios:

– Nos ajuda a controlar o peso correto e mantê-lo.

– Reduz o risco de sofrer certas doenças cardiovasculares e ajuda a baixar a pressão arterial, bem como a equilibrar os níveis de colesterol.

– Reduz o risco de sofrer de diabetes tipo 2. Se você já tem diabetes, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.

– Fortalece ossos e músculos. Atividades aeróbicas de intensidade moderada contribuem para uma menor perda de densidade óssea ao longo dos anos.

– Melhora a saúde mental e humor. O exercício nos permite separar certos tipos de hormônios relacionados ao bem-estar, o que reduz o risco de sofrer de depressão. Da mesma forma, ajuda que a qualidade do sono seja melhor.

– Melhora a estabilidade em geral, ajudando a prevenir quedas.

Tipos de atividade física

Tipos de atividade física
Tipos de atividade física

Quando pensamos em atividade física, não precisamos pensar em mesas de ginástica extenuantes ou em sessões chatas de ginástica.

Há muitas atividades que nos farão desfrutar de exercício físico, sem nos esgotar e sem rigidez. Às vezes, se você observar a face do sofrimento de algumas pessoas que correm rua abaixo ou que vão para a academia, será difícil para você acreditar que isso é bom …

Os exercícios físicos individuais são interessantes para quem nem sempre pode se encontrar com grupos para fazer atividades. Isso faz com que o único empecilho para se movimentar seja sua própria vontade.

Por outro lado, os esportes coletivos ainda ajudam na socialização e isso afeta na saúde mental, outro ponto em que se manter me movimento se faz extremamente necessário.

Os esportes ajudam a melhorar a memória e a tomada rápida de decisões. O fato de existir um objetivo claro e da interação com outros participantes promove esse tipo de situação.

É essencial que o tipo de atividade física que realizamos nos faça se divertir. Algumas pessoas estão inclinadas a dançar. A dança consegue mover todo o nosso corpo e libertá-lo da armadura que a passagem do tempo nos impôs. Além disso, se fizermos isso em grupo, é uma maneira de socializar enquanto nos divertimos.

Outras pessoas encontram o seu modo de ser ativo fazendo grandes caminhadas ao ar livre. Todos os dias há mais grupos de caminhantes de todos os níveis e de todas as idades. É outra maneira de estar em contato com a natureza e com outras pessoas, enquanto nos movemos.

Há também pessoas que acham muito agradável andar de bicicleta ou correr. Qualquer uma dessas atividades irá colocá-lo em contato com todas as possibilidades de movimento que seu corpo tem e eles vão levá-lo a desfrutar da criança dentro de você.

Tente encontrar aquela atividade que faz você se sentir mais vivo e praticá-la. Volte a se tornar a criança que você foi um dia e que, movendo seu corpo, você conseguiu ser feliz e aproveitar a vida.

O movimento é vida. No universo há um movimento contínuo de planetas e estrelas que faz o cosmos evoluir. Da mesma forma, no nível microscópico, há um movimento extra e intracelular constante que torna a vida possível. Nosso corpo não seria menor, ele é projetado para se mover e aproveitar esse movimento a qualquer momento e em qualquer idade.

 

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