dieta low carb

Dieta Low Carb – O que comer, Alimentos permitidos Leave a comment

A luta para perder peso apresenta várias armadilhas diárias para as pessoas que as enfrentam. Exercícios físicos dos mais variados possíveis e uma alimentação balanceada são as maneiras mais conhecidas e saudáveis de tentar perder uns quilos, mas sempre existe a busca por alternativas, principalmente com a finalidade de deixar as coisas mais cômodas para quem tenta de tudo.

Durante a trajetória humana, alguns “mitos” foram se criando e agora são estigmas na sociedade, inclusive temas relacionados à alimentação e boa forma. Muitos desses mitos estão relacionados, por exemplo, ao consumo de gorduras. Fomos criados de forma a entender que a gordura é a grande inimiga na luta pelo peso ideal. No entanto, novas formas de tentar uma vida saudável e perdendo peso estão surgindo, incluindo dietas baseadas no baixo consumo de carboidratos.

Dieta low carb

Os carboidratos são encontrados principalmente em alimentos açucarados, massas e pão. Na dieta low-carb, você come alimentos que incluem proteínas, gorduras naturais e vegetais.

Estudos mostram que dietas com pouco carboidrato resultam em perda de peso e melhores marcadores de saúde, e quase todo mundo conhece alguém que tenha tentado com sucesso. Não há necessidade de contar calorias nem usar produtos especiais. Então, por que ainda é controverso?

Uma dieta baixa em carboidratos significa que você come menos carboidratos e uma maior proporção de gordura. Isso também pode ser chamado de dieta baixa em carboidratos e gorduras ou uma dieta cetônica.

Há décadas nos dizem que a gordura é prejudicial à nossa saúde. Enquanto isso, produtos dietéticos com baixo teor de gordura, muitas vezes cheios de açúcar, inundaram as prateleiras dos supermercados. Este foi um grande erro, que coincidiu com o início da epidemia de obesidade.

Estudos mostram agora que não há razão para temer as gorduras naturais. A gordura é sua amiga (aqui está o porquê). Em uma dieta baixa em carboidratos, você minimiza sua ingestão de açúcar e amidos. Você pode comer outros alimentos deliciosos até estar satisfeito – e ainda perder peso.

Como funciona? Quando você evita açúcar e amidos, o açúcar no sangue se estabiliza e os níveis de insulina do hormônio de armazenamento de gordura diminuem. Isso aumenta a queima de gordura e faz com que você se sinta mais saciado, reduzindo a ingestão de alimentos e causando perda de peso.

Estudos provam que uma dieta baixa em carboidratos facilita tanto a perda de peso e controle do açúcar no sangue, entre outros benefícios.

Dieta low carb: o que comer

Carne: Qualquer tipo:

Carne de vaca, porco, cordeiro, caça, aves, etc. Sinta-se à vontade para comer a gordura da carne, assim como a pele do frango. Se possível, tente escolher carnes orgânicas ou alimentadas com capim.

Peixe e marisco: Todos os tipos:

peixe gordo como salmão, cavala, sardinha ou arenque são ótimos. Evite panificação.

Ovos:

Todos os tipos: cozidos, fritos, mexidos, omeletes, etc. De preferência ovos orgânicos.

Molhos naturais com gordura e alto teor de gordura:

Usar manteiga e creme para cozinhar pode deixar sua comida mais saborosa e fazer com que você se sinta mais satisfeito. Experimente um molho béarnaise ou holandês, verifique os ingredientes ou faça você mesmo. Gordura de coco ou azeite também são boas opções.

Legumes que crescem acima do solo: couve-flor, brócolis, repolho e couve de Bruxelas, couve, couve, espinafre, espargos, abobrinha, berinjela, azeitonas, espinafre, cogumelos, pepino, alface, abacate, cebola, pimentão, tomate, etc.

Produtos lácteos:

Selecione sempre opções integrais, como manteiga, creme (40% de gordura), creme de leite, iogurte grego / turco e queijos com alto teor de gordura. Tenha cuidado com leite normal, gordura reduzida e leite desnatado, pois contêm muito açúcar de leite. Evite produtos com sabor, açucarados e com baixo teor de gordura.

Nozes:

ótimo para um deleite (com moderação) em vez de pipoca, doces ou batatas fritas.

Água:

Tente fazer da água sua bebida preferida, seja com gás ou sem.

Café:

Preto ou com pequenas quantidades de leite ou creme é ideal para perda de peso. Cuidado com a adição de muito leite ou creme, especialmente se você tomar café regularmente ao longo do dia, mesmo quando não estiver com fome. Mas se você estiver com fome, sinta-se à vontade para usar creme integral. Ou experimente com óleo de coco e manteiga.

Chá também é uma opção.

Dieta low carb: o que não é permitido

Uma dieta baixa em carboidratos pode ajudá-lo a perder peso e controlar o diabetes e outras condições.

Alguns alimentos ricos em carboidratos obviamente precisam ser evitados, como bebidas açucaradas, bolo e doces.

O pão é um alimento básico em muitas culturas. Infelizmente, todos as suas variadas formas são ricas em carboidratos. Isto é verdade para o pão integral, bem como pão feito de farinha refinada.

Em uma dieta muito baixa em carboidratos, é provavelmente uma boa ideia evitar algumas frutas, especialmente as doces e secas, que têm altas contagens de carboidratos. Banana, passas, tamareira, manga e pera são os principais exemplos.

Alguns vegetais com alto teor de amido contêm muito mais carboidratos digestíveis do que fibras e devem ser limitados a uma dieta low carb.

A massa é um alimento básico versátil e barato, mas também é muito rica em carboidratos. Uma xícara de macarrão cozido contém 43 gramas de carboidratos, dos quais apenas 3 são fibras.

Álcool pode ser apreciado com moderação em uma dieta baixa em carboidratos. De fato, o vinho seco tem poucos carboidratos e o licor não tem nenhum, por exemplo. No entanto, a cerveja é bastante rica em carboidratos.

Dieta low carb: cardápio ideal

Você deve basear sua dieta nesses alimentos reais, não processados e com baixo teor de carboidratos.

  • Carne: carne bovina, cordeiro, porco, frango e outros.
  • Peixe: Salmão, truta, arinca e muitos outros. O peixe selvagem é o melhor.
  • Ovos: Ómega-3 ovos enriquecidos ou pastosos são os melhores.
  • Legumes: Espinafre, brócolis, couve-flor, cenoura e muitos outros.
  • Frutas: Maçãs, laranjas, pêras, mirtilos, morangos.
  • Nozes e sementes: Amêndoas, nozes, sementes de girassol, etc.
  • Laticínios com alto teor de gordura: Queijo, manteiga, creme de leite, iogurte.
  • Gorduras e óleos: óleo de coco, manteiga, banha, azeite e óleo de fígado de bacalhau.

Se você precisar perder peso, tenha cuidado com o queijo e as nozes, pois eles são fáceis de comer demais. Não coma mais de um pedaço de fruta por dia.

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