Esporte e saúde mental

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Esportes para adolescentes podem ter um grande impacto na qualidade de vida. A atividade física tem benefícios significativos para a saúde mental dos adolescentes. Portanto, cada adolescente precisa encontrar uma maneira de colher esses benefícios. Para algumas crianças, dança, ioga e caminhadas são boas opções. Além disso, para muitos adolescentes, os esportes do ensino médio são uma forma acessível e agradável de se mexer. O basquete adolescente, o beisebol adolescente, os esportes intramurais e os clubes juvenis de atletismo são opções para adolescentes.

Esportes para Adolescentes e Saúde Mental

Esportes para Adolescentes e Saúde Mental
Esportes para Adolescentes e Saúde Mental

Além disso, atletas jovens têm a oportunidade de obter benefícios que vão além da atividade física. Especificamente, os esportes adolescentes também proporcionam auto-estima, habilidades de trabalho em equipe e uma comunidade próxima de colegas e adultos solidários.

O impacto dos esportes escolares na saúde mental dos adolescentes

A ciência fornece evidências do impacto positivo dos esportes para adolescentes. De acordo com um estudo canadense publicado no Journal of Adolescent Health, os estudantes que praticam esportes coletivos nas séries 8 a 12 têm menos estresse e melhor saúde mental do que os adultos jovens.

No estudo, 850 estudantes de 10 escolas canadenses foram pesquisados ​​sobre sua participação em esportes escolares, como basquete, futebol, atletismo, luta livre e ginástica.

Esportes, Exercício e Saúde Mental na Adolescência

Posteriormente, três anos após a graduação, os pesquisadores acompanharam os participantes. Especificamente, eles fizeram perguntas sobre a frequência com que vivenciaram sintomas depressivos e a quantidade de estresse em suas vidas. Além disso, pediram que classificassem sua saúde mental em uma escala de 1 (ruim) a 5 (excelente).

Os pesquisadores descobriram que os jovens que estavam envolvidos em esportes escolares tiveram melhores pontuações nas três avaliações de saúde mental, em comparação com aqueles que não praticavam esportes. Portanto, o estudo descobriu que a prática de esportes escolares durante a adolescência está significativamente ligada a sintomas de depressão mais baixos, menor estresse percebido e melhor auto-avaliação da saúde mental na idade adulta jovem. Em outras palavras, praticar esportes escolares de 12 a 17 anos protege os jovens de problemas de saúde mental quatro anos depois.

Segundo a coautora do estudo Catherine Sabiston, PhD, da Universidade de Toronto, “os esportes em equipe oferecem uma ênfase maior em objetivos do grupo, apoio social e senso de conexão que oferecem mais oportunidades para aprender estratégias de enfrentamento adaptáveis ​​que podem ser essenciais por muito tempo. saúde mental”.

O elo exercício-saúde mental

O elo exercício-saúde mental
O elo exercício-saúde mental

Por que os esportes adolescentes beneficiam a saúde mental? Os cientistas têm explorado a ligação entre exercício e humor por mais de 100 anos. Como resultado, um grande corpo de pesquisas mostra que a atividade física melhora a saúde mental. Em particular, o exercício diminui os sintomas da depressão.

Além disso, a inatividade física está associada ao desenvolvimento de distúrbios psicológicos, segundo a pesquisa. Assim, estar inativo coloca os adolescentes em maior risco de desenvolver condições mentais elevadas.

No entanto, os cientistas não sabem ao certo por que isso é verdade. Enquanto a investigação continua, pesquisadores e profissionais de saúde mental identificaram algumas das razões.

Especificamente, fatores biológicos e psicológicos entram em jogo.

O que acontece quando nos exercitamos

Aqui estão algumas das razões pelas quais o exercício é útil para impulsionar a saúde mental dos adolescentes.

  • Exercício impacta positivamente os níveis de serotonina, um produto químico que ajuda a regular a saúde mental.
  • Além disso, o exercício libera endorfinas, os “produtos químicos felizes” naturais do corpo.
  • Os níveis do hormônio do estresse cortisol diminuem quando nos exercitamos.
  • Além disso, a atividade física também estimula a noradrenalina neurotransmissora, que melhora o humor.
  • Esportes para adolescentes, assim como outras atividades ao ar livre, levam os adolescentes para fora, para que possam experimentar os benefícios do tempo na natureza.
  • Os jovens que desenvolvem uma habilidade atlética sentem-se mais positivos com relação a seus corpos e suas habilidades físicas. Portanto, sua auto-estima melhora.
  • Quando estamos fazendo algo que absorve toda a nossa atenção, como esportes ou outra atividade física, estamos distraídos de pensamentos estressantes e negativos.
  • Atletismo e outras atividades físicas protegem contra o transtorno do uso de substâncias. (Vamos discutir isso em profundidade mais adiante neste artigo.)
  • Além disso, quando os adolescentes fazem atividades físicas durante o dia, eles dormem melhor à noite. O sono é essencial para manter a saúde mental dos adolescentes.

Pesquisa em Atividade Física e Depressão

Pesquisa em Atividade Física e Depressão
Pesquisa em Atividade Física e Depressão

O exercício regular faz uma diferença positiva significativa em termos de depressão. Muitos estudos demonstram como a atividade física neutraliza os sintomas depressivos em adolescentes e adultos.

Além disso, vários estudos confirmaram esses resultados. Na verdade, o exercício pode até ser tão eficaz quanto os antidepressivos. Especificamente, um estudo descobriu que o exercício se compara favoravelmente a medicamentos antidepressivos como um tratamento para depressão leve a moderada. Além disso, o exercício tem demonstrado melhorar os sintomas depressivos quando usado em combinação com medicamentos.

No estudo mencionado acima, os pesquisadores dividiram 156 homens e mulheres com depressão em três grupos. Em seguida, um grupo participou de um programa de exercícios aeróbicos. Enquanto isso, outro grupo levou Zoloft. Além disso, um terceiro exerceu e também tomou medicação.

Após 16 semanas, a depressão diminuiu nos três grupos. De fato, as pontuações do grupo em duas escalas de avaliação de depressão foram aproximadamente as mesmas.

No entanto, um estudo de acompanhamento, feito seis meses depois, descobriu que os efeitos do exercício realmente duraram mais do que os dos antidepressivos. Os pesquisadores fizeram check-in com 133 dos participantes originais. Como resultado, eles descobriram que aqueles que continuaram a se exercitar regularmente após a conclusão do estudo tinham menor probabilidade de recair na depressão. Além disso, isso era verdade, independentemente de qual grupo eles estavam originalmente.

Para afastar a ansiedade, mova-se

Além de proteger os adolescentes contra a depressão, o exercício físico pode prevenir ou diminuir os sintomas da ansiedade adolescente.

O exercício regular foi mostrado para diminuir os sintomas de ansiedade. Em um estudo com estudantes universitários, os estudantes que eram fisicamente ativos relataram níveis mais altos de entusiasmo e entusiasmo em comparação com aqueles que eram menos ativos.

Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as pessoas que praticavam exercícios vigorosos regularmente tinham uma probabilidade 25% menor de desenvolver depressão ou transtorno de ansiedade nos cinco anos seguintes.

Mais benefícios do esporte adolescente

As endorfinas liberadas pelo exercício têm uma ampla gama de efeitos benéficos na saúde psicológica. Como mencionado acima, o exercício ajuda a combater a depressão e a ansiedade.

Além disso, os atletas adolescentes experimentam benefícios adicionais, incluindo o seguinte:

Mais confiança

Melhor concentração e agilidade

Níveis reduzidos de tensão geral

Função cognitiva melhorada

Níveis mais altos de satisfação com a vida

Aumento do pensamento crítico e habilidades de julgamento

Maior capacidade de lidar com o estresse.

De acordo com a pesquisa, fazer atividade física de três a cinco vezes por semana por pelo menos 30 minutos pode fornecer esses benefícios para a saúde mental e cognitiva.

Exercício previne transtorno do uso de substâncias

Além de manter a ansiedade e a depressão à distância, a atividade física ajuda a combater o vício. A pesquisa mostra que o exercício regular pode ajudar as pessoas a abandonar drogas e álcool, e permanecer em recuperação em longo prazo.

Os cientistas ainda estão observando atentamente os fundamentos neurobiológicos dessa descoberta. Além disso, eles estão examinando suas ramificações para tratamento. Essencialmente, a atividade física, como o atletismo adolescente, fornece uma recompensa saudável para o cérebro.

Especificamente, drogas viciantes estimulam o sistema de recompensa do cérebro. Além disso, eles fazem isso catalisando uma poderosa onda do hormônio do prazer, a dopamina. Portanto, encontrar maneiras saudáveis de aumentar a dopamina é a chave para uma recuperação bem-sucedida. Isto é especialmente verdadeiro nos primeiros dias de recuperação, quando os desejos de abstinência podem ser intensos.

As evidências mostram que o exercício pode ser usado como uma recompensa alternativa para o corpo e o cérebro. Como resultado, ficar sóbrio é mais fácil. Esportes para adolescentes podem pavimentar o caminho.

Como o exercício beneficia a saúde mental?

Como o exercício beneficia a saúde mental?
Como o exercício beneficia a saúde mental?

A compreensão de como o exercício melhora a saúde mental pode levar ao desenvolvimento de prescrições de exercícios que melhoram de maneira mais efetiva e confiável a saúde mental dos indivíduos.

Os pesquisadores investigaram uma série de mecanismos que podem ser amplamente descritos como sendo de natureza bioquímica, fisiológica ou psicossocial. Um mecanismo bioquímico comumente sugerido é que as endorfinas (peptídeos opióides endógenos) são responsáveis ​​pela euforia ou por outras alterações no humor durante ou após o exercício agudo. Embora tal mecanismo seja plausível, ainda não há evidências convincentes para apoiar tais alegações.

Mudanças na aptidão física, um mecanismo fisiológico, podem explicar melhorias na saúde mental. No entanto, alguns estudos demonstram benefícios para a saúde mental, mesmo quando não há mudanças na aptidão. Mecanismos psicossociais também foram explorados, incluindo como o exercício pode melhorar as percepções de domínio ou competência, ou fornecer oportunidades de distração e / ou interação social.

O consenso atual é que é improvável que haja um mecanismo central que explique os benefícios para a saúde mental de todas as pessoas. Como a saúde mental é influenciada por muitos fatores, é bem provável que muitos fatores influenciem positivamente a saúde mental e que o exercício possa ser útil por meio de vários caminhos.

Vários mecanismos provavelmente operam em conjunto, com a combinação precisa sendo altamente específica do indivíduo e variando por meio de características de exercício, como intensidade e tipo, preferências do indivíduo e até quando e onde o exercício ocorre. As diretrizes atuais para AF destinadas a adultos (por exemplo, acumulando 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana) são apoiadas em termos de seu potencial para melhorar a saúde mental.

Conclusão

O campo do exercício e da saúde mental é um foco em rápido crescimento para pesquisadores e profissionais. Como na maioria dos campos de estudo, mais pesquisas são necessárias – particularmente, estudos experimentais rigorosamente elaborados comparando os efeitos do exercício com outras abordagens terapêuticas.

Além disso, há também espaço para explorar questões como dose-resposta (por exemplo, como o tipo, a intensidade, a frequência e a duração do exercício estão relacionadas aos desfechos em saúde mental), características dos participantes (por exemplo, quem responde mais positivamente a uma dose do exercício), e os mecanismos que explicam a mudança da saúde mental.

Como a atividade física é um método efetivo para melhorar aspectos importantes da saúde física, a promoção dessas atividades para a saúde mental pode ser vista como uma situação win-win – os benefícios à saúde física são indiscutíveis e as evidências sugerem que pode haver importantes benefícios à saúde mental também.

 

 

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