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Pantogar – Cabelos saudáveis ​​são, em geral, um sinal de boa saúde e boas práticas de tratamento capilar. A maioria dos indivíduos saudáveis ​​possui nutrientes adequados em sua dieta; no entanto, algumas pessoas não têm acesso a uma boa nutrição, outras têm doenças médicas que as predispõem a deficiências nutricionais que influenciam o couro cabeludo / pelos do corpo.

A nutrição é um assunto complexo – os efeitos da nutrição correta são indiretos e frequentemente demoram a aparecer. O cabelo em particular é lento para responder a qualquer estímulo. Os ensaios indicaram que a nutrição correta é fundamental para o crescimento saudável dos cabelos e, inversamente, muitas deficiências correlacionam-se com a queda de cabelo.

A nutrição do cabelo é, portanto, uma parte vital de qualquer regime de tratamento. Uma abordagem verdadeiramente sistemática e rigorosa deve ser tomada quando se formula um suplemento nutricional para o cabelo, devido aos muitos fatores que afetam a eventual eficácia do tratamento.

Desnutrição, doenças cardíacas congênitas, doenças neuromusculares, doenças crônicas, malignidade, alcoolismo e idade avançada podem fazer com que o cabelo mude de cor, enfraqueça ou se perca.

Genética e saúde são fatores no bem-estar dos cabelos. Nutrição adequada é importante. A parte viva do cabelo está sob a pele do couro cabeludo, onde sua raiz está alojada dentro de seu folículo. Deriva seus nutrientes do sangue. Questões de saúde, por exemplo estresse, trauma, medicamentos, condições médicas, metais pesados, fumar, etc. podem afetar o cabelo.

O cabelo é o tecido natural de crescimento mais rápido no corpo humano: a taxa média de crescimento é de 0,5 a 1,7 cm por mês, dependendo da etnia. O crescimento ideal ocorre entre os 15 e os 30 anos e reduz-se dos 40 aos 50 anos, embora os homens achem que os pelos da barba crescem mais rapidamente após os 50 anos de idade. Produtos de cabelo (shampoos ou suplementos vitamínicos) não foram mostrados para alterar visivelmente esta taxa. Os ciclos de crescimento de cada folículo consistem em criação seguida de autodestruição. Durante cada novo ciclo, o folículo é parcialmente recriado.

A velocidade do crescimento do cabelo é baseada na genética, sexo, idade e hormônios. Pode ser reduzida por deficiência de nutrientes (isto é, anorexia, anemia, deficiência de zinco) e flutuações hormonais (isto é, menopausa, ovários poliquísticos, doença da tiroide).

É importante mencionar que muitos dos requisitos metabólicos das células foliculares (minerais e vitaminas) devem ser satisfeitos para o crescimento ideal dos cabelos (nem sempre derivados de fast foods e programas de trabalho punitivos).

Nutricionistas confirmam que pessoas com certas deficiências nutricionais tendem a ter cabelos secos, fibrosos e sem brilho, e às vezes experimentam queda de cabelo. Felizmente, o último pode ser restaurado uma vez que a deficiência seja resolvida.

Dietas de colisão causam perda de cabelo temporária devido a fatores nutricionais incumbidos, por ex. anorexia, bulimia e outras condições médicas.

As dietas devem conter proteínas, frutas, legumes, grãos e uma quantidade adequada de gordura. Deficiência normalmente irá mostrar no cabelo. Um caso leve de anemia pode causar queda de cabelo. As vitaminas do grupo B são significativamente importantes para cabelos saudáveis, especialmente biotina.

Quando o corpo está sob ameaça, ele prioriza seus processos – os órgãos vitais serão atendidos primeiro – os folículos capilares podem não ser considerados prioritários. Embora nem todos os problemas de crescimento capilar sejam causados ​​pela desnutrição, é um sintoma valioso no diagnóstico.

Os ácidos graxos essenciais ômega-3, proteína, vitamina B12 e ferro, encontrados em fontes de peixes, impedem o couro cabeludo seco e a cor do cabelo sem brilho. Vegetais verde-escuros contêm grandes quantidades de vitaminas A e C, que ajudam na produção de sebo e proporcionam um condicionador natural do cabelo. Legumes fornecem proteínas para promover o crescimento do cabelo e também contêm ferro, zinco e biotina. A biotina funciona para ativar certas enzimas que auxiliam no metabolismo do dióxido de carbono, bem como proteínas, gorduras e carboidratos.

Uma deficiência na ingestão de biotina pode causar cabelos quebradiços e pode levar à perda de cabelo. Para evitar uma deficiência, os indivíduos podem encontrar fontes de biotina em cereais, fígado, gema de ovo, farinha de soja e levedura. Nozes contêm altas fontes de selênio e, portanto, são importantes para um couro cabeludo saudável. O ácido alfa-linoleico e o zinco também são encontrados em algumas nozes e ajudam a condicionar o cabelo e a prevenir a queda de cabelo que pode ser causada pela falta de zinco.

Deficiências proteicas ou proteína de baixa qualidade podem produzir pelos fracos e quebradiços, e podem eventualmente resultar em perda de cor do cabelo. Os produtos lácteos com baixo teor de gordura são boas fontes de cálcio, um componente essencial para o crescimento do cabelo. Uma dieta equilibrada é necessária para um couro cabeludo e cabelo saudáveis.

O crescimento saudável dos cabelos requer uma complexidade de nutrientes e um pronto suprimento de oxigênio, mas comparativamente poucos estudos autoritários testaram ingredientes para manter ou promover o crescimento do cabelo. No entanto, uma fórmula equilibrada e biodisponível para proteger e manter o crescimento capilar é vital. Suplementos dietéticos comercializados para engrossar o cabelo ou fazê-lo crescer mais rápido podem revelar-se de valor nulo.

Vitaminas

Um bom multivitamínico pode ser uma base de saúde e nutrição. Alterações na pele e no cabelo podem fornecer pistas para a presença de uma deficiência vitamínica subjacente.

Cabelo em última análise, reflete a condição geral do corpo. Em problemas de saúde ou deficiências nutricionais, o cabelo pode parar de crescer ou se tornar frágil. Se um corpo está em boa saúde, é possível maximizar o ciclo de crescimento genético, tomando a mistura adequada de aminoácidos e vitaminas do complexo B.

Certas vitaminas, minerais e aminoácidos são cruciais para as vias metabólicas envolvidas no metabolismo da proteína da queratina (cabelo), levando a uma potencial perda de cabelo e substancial degradação da saúde do cabelo. Existe uma base de pesquisa bastante adequada para justificar alegações de eficácia do produto para um complexo de vitaminas, minerais e aminoácidos projetado para fornecer os nutrientes necessários para o crescimento saudável do cabelo.

Oligoelementos

Cálcio – uma fração do cálcio do corpo estimula os mediadores celulares que atuam nos fosfolipídios da membrana celular das células do folículo piloso. A maioria dos americanos não cumpre a ingestão diária recomendada de cálcio. Os pacientes devem ser aconselhados a tomar magnésio com cálcio suplementar para manter os níveis saudáveis ​​de cálcio no organismo. Sem magnésio extra para equilibrá-lo, grandes doses de cálcio podem ser prejudiciais. A dosagem recomendada é de 100-200 mg de cálcio por dia.

O zinco é essencial para a produção de DNA e RNA, que, por sua vez, leva à divisão normal dos folículos celulares. O zinco também é responsável por ajudar a estabilizar as estruturas da membrana celular e auxilia na quebra e remoção dos radicais superóxido. A ingestão de zinco é geralmente baixa. Aplicações tópicas de zinco foram mostrados para reduzir a atividade de perda de cabelo de 5-AR tipo II. A dose recomendada é de 15 mg de zinco (na forma de quelato de aminoácidos de zinco) por dia.

As deficiências de zinco, e qualquer saúde dos cabelos associados, podem associar-se a dietas de baixa caloria, especialmente mulheres jovens. O zinco é encontrado em carne, ovos e frutos do mar. A deficiência de ferro causa anemia microcítica e hipocrômica. Além disso, a maioria dos outros órgãos, incluindo a pele e folículos pilosos sebáceos são afetados.

Aminoácidos

A metionina, um dos quatro aminoácidos que contêm enxofre, sustenta a força do cabelo ao fornecer quantidades adequadas de enxofre às células ciliadas. O enxofre é necessário para a formação de tecido conjuntivo saudável. O cabelo requer enxofre para crescimento e aparência normais.

Cisteína – suporta a força do cabelo pelo fornecimento de enxofre. Pele, unhas e cabelos são ricos em cisteína. Há evidências de que a deficiência pode ser um fator de queda de cabelo. Suplementar a dieta de acordo pode ser útil.

Lisina – É interessante notar que a calvície masculina é menos comum em asiáticos do que em americanos. Isso se deve, em parte, à dieta asiática ser rica em lisina – um aminoácido inibidor de enzimas em vegetais e ervas que afeta a 5-alfa-redutase de alguma forma.

Ácidos graxos poliinsaturados

Desempenham um papel importante na estrutura celular, função de barreira, síntese lipídica, inflamação e imunidade. Esses ácidos ajudam a reduzir a pele seca e escamosa. As fontes mais populares são nozes, óleo de peixe, óleo de linhaça, etc.

Pessoas com dietas com baixo teor de gordura e sem gordura estão em risco de perda de cabelo relacionada à nutrição porque o cabelo precisa de ácidos graxos essenciais. Deficiência de ácidos graxos essenciais provoca um ressecamento do couro cabeludo e da pele. Estes são nutrientes vitais que apoiam a saúde folicular. Quando o folículo não é saudável, ocorre perda de cabelo ou queda de cabelo.

10 alimentos para a saúde do seu cabelo

Apesar dos suplementos, inclusive um que vamos apresentar mais adiante que vai lhe ajudar bastante, a partir do momento que percebemos a importância dos nutrientes para a saúde capilar, podemos entender como a ingestão de alguns alimentos que possuem tais substâncias podem também trazer benefícios para nós. Dessa forma, conheça abaixo 10 alimentos que podem melhorar a saúde de seus cabelos.

Salmão

O salmão e a cavala fornecem ácidos graxos ômega-3, proteína, vitamina B-12 e ferro.

Os ácidos graxos ômega-3 essenciais apoiam a saúde do couro cabeludo. Deficiência pode resultar em um couro cabeludo seco e cabelos sem brilho.

Os vegetarianos podem obter gorduras ômega-3 à base de plantas a partir de nozes de macadâmia moídas e nozes.

Vegetais Verdes Escuros

Espinafre, brócolis e acelga, fornecem vitaminas A e C usadas na produção de sebo (secretado pelos folículos pilosos)

Vegetais verde-escuros fornecem ferro e cálcio.

Feijão

Legumes (feijão e lentilhas) fornecem proteína, ferro, zinco e biotina. Deficiências de biotina podem resultar em cabelos quebradiços.

Nozes

Castanha do Brasil é uma fonte natural de selênio. Nozes contêm zinco e ácido alfa-linolênico, um ácido graxo ômega-3 que pode ajudar a condição do cabelo. Nozes, castanhas e amêndoas também contêm zinco. Deficiência de zinco pode levar a queda de cabelo

Aves

Aves de capoeira fornece proteína e ferro de alta qualidade com alto grau de biodisponibilidade.

Cabelo frágil e fraco pode derivar da deficiência de proteína.

Ovos

Os ovos são fontes de proteína, biotina e vitamina B-12 – importantes nutrientes de beleza.

Grãos Integrais

Cereais matinais integrais, contendo zinco, ferro e vitaminas do complexo B, são importantes.

Ostras

Forneçe zinco – um poderoso antioxidante. Além de outras fontes, como por exemplo, grãos integrais, nozes, carne bovina e cordeiro.

Produtos lácteos com baixo teor de gordura

Cálcio, Whey e caseína são minerais importantes para o crescimento do cabelo proveniente de leite desnatado e iogurte.

Cenouras

As cenouras são uma excelente fonte de vitamina A.

Pantogar

Agora que você já sabe toda a relação que os nutrientes possuem com sua saúde capilar, hora de te apresentar uma solução industrial caso você esteja insatisfeito ou enfrentando problemas sobre seu cabelo.

O Pantogar é nada mais nada menos que um suplemento alimentar, que pode tratar seus cabelos e unhas em casos de queda, fragilidade, unhas fracas, além de atuar também na prevenção de cabelos brancos. Cálcio, cistina e vitaminas fazem parte da composição do Pantogar, o que faz com que ele apresente todos esses benefícios, pois eles agem em conjunto da queratina, um componente protagonista do cabelo.

Um ponto chave para o sucesso do Pantogar é a paciência. Assim, não exagere na quantidade recomendada ao não ver resultados, porque realmente pode demorar um pouco. Um fio de cabelo saudável demora de 3 a 6 meses para crescer, fazendo com que esse seja o tempo necessário para os resultados do tratamento.

O Pantogar não faz o cabelo crescer mais rápido, mas sim fornece os nutrientes que precisamos para combater a queda e facilitar o crescimento saudável por consequência. Mas tudo em seu tempo.

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