como montar um prato saudavel

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Prato Saudável – Quais os alimentos corretos? As preocupações com os hábitos alimentares e demais coisas relacionadas a saúde vem alcançando boa parcela da população, por diferentes motivos. Seja pelo alto índice de obesidade que vem sendo registrado ou simplesmente para se manter em um corpo saudável e com os nutrientes equilibrados para o organismo, são necessários cuidados com a alimentação para que tudo fique como planejado.

Esses cuidados muitas vezes exigem sacrifícios. Não é fácil largar alguns alimentos que acompanham nosso cotidiano, mas estão lotadas de gorduras saturadas ou trans, além de outras propriedades que podem ser maléficas para nosso organismo. Dessa maneira, esse processe deve ser feito de modo gradual, reduzindo aos poucos a quantidade de tais substâncias negativas que você ingere, para que você prove para si mesmo que é possível mudar.

Hoje, existem diferentes tipos de dietas, cada uma focada no uso ou exclusão de variados nutrientes, mas sempre com a mesma finalidade: perder peso. O que você precisa entender é que o extremismo não deve ser bem-vindo: não ignore determinado nutriente, ou até mesmo deixe de comer, só para buscar o emagrecimento. Para isso, existem várias maneiras de montar um cardápio saudável que vai lhe dar energia para as atividades cotidianas, manter seu organismo nos trilhos e ainda favorecer a perda de peso.

Um ponto também a ser considerado é a prática de atividades físicas. Tudo isso em conjunto vai promover uma possibilidade bem maior de que você consiga os resultados, dentro de um contexto bem planejado.

Além disso, tome muita água e dê preferência para alimentos naturais. Os alimentos industrializados vêm carregados de processos que alteram sua composição química, enquanto os naturais são recheados de nutrientes que vão fazer bem para seu organismo, inclusive promovendo melhor desintoxicação.

Algo que com certeza você já ouviu em sua infância: deixe seu prato bem colorido. As saladas com alface (verde), tomate (vermelho), beterraba (roxo), entre outras, vão adicionar um excelente valor nutritivo ao seu prato. Apesar da popularidade das dietas low carb, o carboidrato ainda é um componente importante que, na medida certa, deve estar incluído na sua alimentação trazendo grandes vantagens saudáveis.

As 10 melhores maneiras de tornar seus pratos mais saudáveis

Você quer cozinhar versões mais saudáveis ​​de suas receitas favoritas sem perder o sabor? Não tenha medo, aqui estão algumas dicas que ajudarão você a adaptar suas receitas favoritas para reduzir gordura, açúcar, sal, calorias e aumentar a fibra sem alterar sua dieta normal radicalmente.

  1. Reduza as gorduras – Prato saudável

Se for fritar, use uma frigideira antiaderente e frite (por exemplo, no caso de picar). Deixar o óleo pode cortar 45 calorias por colher de chá na sua refeição. Se sua comida estiver secando, não adicione mais óleo, adicione um pouco de água. Use gorduras e óleos que são ricos em gorduras boas (gorduras poli e mono-insaturadas), e azeite e tente usar menos do que a receita sugere.

  1. Reduza o sal – Prato saudável

A maioria das receitas indica que você precisa adicionar sal. Substitua o sal por temperos alternativos, como pimenta, ervas, especiarias, suco de limão, vinagre ou mostarda. Permitir que as pessoas temperem sua própria comida depois de prová-la – é provável que adicionem menos. Você pode estar comendo mais sal do que você pensa e cuidar disso é essencial, pois o excesso está, inclusive, associado a diferentes doenças graves.

  1. Reduza o açúcar – Prato saudável

Experimente usar menos açúcar quando você assar – a maioria dos bolos funcionará mesmo que a quantidade de açúcar na receita seja reduzida pela metade. Itens como bolos de frutas, bolinhos de frutas e pães de chá podem ser feitos sem adição de açúcar, pois os frutos secos proporcionarão doçura.

  1. Aumentar a fibra – Prato saudável

Use alternativas marrons de arroz, macarrão e pão para aumentar o conteúdo de fibras das receitas que o ajudarão a se sentir satisfeito por mais tempo. Em vez de usar todas as farinhas brancas comuns em receitas, use uma mistura de farinha normal e integral ao assar, por exemplo, ao fazer a maçã desmoronar – você também pode adicionar aveia mingau para fazer o topo crocante e adicionar mais fibra.

  1. Sopas – Prato saudável

Deixe seu caldo ou sopa esfriar e tire a gordura que se acumula em cima do líquido. Substituir algumas das tradicionais carnes gordurosas em ensopados com legumes como ervilhas, feijões e lentilhas pode economizar calorias e gordura, além de adicionar fibras.

  1. Molhos – Prato saudável

Substitua o creme, o leite integral e o creme azedo por leite semidesnatado e desnatado ou iogurte desnatado. O iogurte magro pode ser utilizado ​​em pudins quentes ou frios e em molhos em vez de creme, creme de leite ou iogurte grego. Queijo fresco de leite de vaca desnatado é parecido com iogurte natural. Não é adequado para cozinhar.

  1. Queijo – Prato saudável

Use queijos com sabor forte como cheddar maduro ou queijo azul em pratos salgados – você pode usar menos e ainda obter todo o sabor. Se você não gosta do sabor forte desses queijos, basta usar alternativas de baixo teor de gordura dos seus favoritos. Rale o queijo em vez de cortar, pois ele vai se espalhar por um prato mais facilmente e você pode usar menos. Substitua o queijo cremoso por queijo creme com baixo teor de gordura.

  1. Maionese – Prato saudável

Substituir maionese em saladas com iogurte natural ou saladas com baixo teor de gordura. Melhor ainda, tente usar molhos vinagrete e servindo-os ao lado. Ao fazer sanduíches, escolha maionese ou manteiga, não ambos.

  1. Vegetais – Prato saudável

Cozinhe legumes com ervas em vez de manteiga ou óleo. Substitua um pouco de carne em pratos como torta de pastor, sopas ​​e lasanha, com legumes e leguminosas (ervilhas, feijões e lentilhas). É uma ótima maneira de disfarçar legumes para aqueles comedores agitados.

  1. Carne – Prato saudável

Apare a gordura da carne e retire a pele das aves antes de cozinhar. Em seguida, assar, grelhar, micro-ondas ou escalfar em vez de fritá-lo. Quando assar, coloque a carne em uma grelha – isso permite que a gordura escorra. Se estiver o que estiver cozinhando seja carne picada, doure e drene a gordura antes de adicionar outros ingredientes.

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