uva passa engorda

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Ao chegar ao fim de ano, uma polêmica é quase certa na mesa de sua família na hora de fazer as decisões sobre o cardápio do natal ou ate mesmo na compra dos produtos da cesta de natal. Colocar ou não uva passa no arroz? Essa pequena fruta popular no mundo inteiro e também conhecida como “doce da natureza”, não agrada a todos, mas é um ingrediente quase obrigatório para as receitas que buscam ser um pouco diferenciadas nessa data tão especial para as famílias mundo afora.

O ponto em questão é: por que não conhecer um pouco mais sobre as uvas passas e, quem sabe, incluir ela de forma mais frequente em sua alimentação? Para isso, você terá que levar em consideração todos os prós e contras da composição dessa fruta e, a partir disso, tentar achar a melhor maneira de inseri-la dentro de uma dieta saudável e equilibrada. Esses cuidados devem ser tomados porque a uva passa, apesar de estar entre os alimentos considerados nutritivos, possuem muito açúcar e, quando consumidas em exagero, podem sim te fazer engordar.

Para começar, vamos entender qual é o valor nutricional presente em cada cem gramas de uva passa: são 70 gramas de carboidratos, 59 gramas de açúcar, 3 gramas de proteínas, quatro gramas de fibras, meio grama de gordura e, por fim, 299 calorias. Cerca de 70% é frutose, que ao serem digeridas pelo corpo e oferecem energia instantaneamente.

Além disso, as uvas passas ainda podem te oferecer uma pequena parcela das suas doses diárias necessárias de alguns nutrientes importantes, como cálcio, ferro e potássio. É também rica em vitaminas, especialmente B, C, E e K. Também apresenta um mineral chamado boro que possui boa atuação principalmente em mulheres, promovendo melhor saúde em seus ossos e atuando na prevenção de doenças como a osteoporose. Esse mineral ainda ajuda em outras funções do organismo, como o processamento de vitamina D e estrogênio.

Uva passa engorda?

uva passa engorda mesmo
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É preciso muito cuidado para simplesmente definir se a uva passa engorda ou não. Diversos fatores devem ser levados em consideração, principalmente o fato de que nenhum alimento vai te fazer ganhar ou perder peso sozinho. Tudo deve estar inserido dentro de um contexto favorável onde sua alimentação é uma dieta equilibrada e saudável, além da presença de exercícios físicos e suplementos dependendo de seus objetivos.

No entanto, algumas coisas precisam ser ditas sobre a uva passa: são livres de colesterol e gordura e ricas em antioxidantes (menos em relação às uvas tradicionais, pois o processo de secagem faz com que a uva passa apresente um número menor de antioxidantes). As uvas passas também podem promover uma melhor saúde bucal (mais especificamente nas gengivas e dentes) graças a presença de ácido oleanólico e outros fitonutrientes em sua composição. Sua considerável concentração de fibras ainda pode ser um bom aliado contra a prisão de ventre. Mas antes de mergulhar de vez nos benefícios da uva passa, vamos tentar responder de forma mais direta se ela engorda ou não.

Você sabe o que é densidade energética? É um termo que pode ser definido como a maneira de descrever as calorias de um alimento, mas relacionando isso com o tamanho de uma porção. Como você notou no valor nutricional da uva passa mencionado acima, ela possui uma alta quantidade de calorias, fazendo com que seja um alimento de alta densidade energética e não deve ser sua prioridade na luta para perder peso. No entanto, como também já mencionado, é uma fruta nutritiva e que apresenta propriedades positivas, sendo algo saudável quando consumido com moderação.

Benefícios da uva passa

Como mencionado rapidamente acima, a concentração de fibras da uva passa faz com que ela possa ser um importante aliado contra a prisão de ventre. Lembre-se que o intestino preso ocorre, geralmente, por uma alimentação pobre em fibras que resulta em um funcionamento ruim do seu sistema intestinal. A uva passa vai favorecer a absorção de nutrientes em seu organismo e ainda servir como um efeito laxativo, reduzindo a ocorrência de prisão de ventre.

Além disso e de sua ação antioxidante contra radicais livres, a presença significativa de vitaminas do complexo B e outros minerais (como o ferro) na uva passa fazem com que essa frutinha fortaleça o seu sistema imunológico, atuando, por exemplo, na prevenção da anemia. Ainda pode também atuar contra infecções graças a seus fitonutrientes pofenólicos.

 

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