Vitamina E

Vitamina E – o que faz e benefícios para a saúde Leave a comment

A vitamina E é uma vitamina menos conhecida que é solúvel em gordura, o que significa que ela é naturalmente produzida e armazenada no corpo. A vitamina E não é uma vitamina singular; em vez disso, é uma categorização de substâncias químicas menores chamadas tocoferóis e tocotrienóis, com quatro versões diferentes de cada uma classificada sob o o nome de “vitamina E”.

A vitamina E é um antioxidante, o que significa que ajuda a proteger o seu corpo contra o estresse oxidativo causado por moléculas nocivas dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que possuem um par desigual de elétrons. Para se estabilizar, os radicais livres atacam os elétrons encontrados em partes importantes das células de seu corpo.

Ao roubar elétrons de suas células, os radicais livres não só causam danos estruturais potenciais, como também transformam a molécula, uma vez estabilizada, em suas próprias células, em um radical livre potencialmente nocivo e instável. Isso, por sua vez, pode causar um efeito em cascata do roubo de elétrons que pode prejudicar o seu corpo se for deixado para continuar ininterrupto.

O que a Vitamina E faz?

Antioxidantes como as vitaminas A, C e E, assim como o selênio e o betacaroteno, atuam como sequestradores de radicais livres, possuindo um elétron extra que podem doar para moléculas de radicais livres para estabilizá-los sem se prejudicarem ou arriscarem sua própria estabilidade.

Quais alimentos contêm vitamina E?

  • Nozes são uma grande fonte de vitamina E. nozes e sementes como; avelãs, amendoins, amêndoas e sementes de girassol
  • Óleos como; girassol, milho, soja e germe de trigo
  • Batata doce
  • Abóbora
  • Peixes oleosos gostam; truta, sardinha, salmão e cavala

Benefícios para a saúde da Vitamina E

Devido às suas propriedades antioxidantes, a vitamina E tem muitos usos pretendidos para ajudar a proteger áreas de saúde diferentes da ameaça de oxidação. Essas propriedades, ao combater os danos dos radicais livres, podem, por sua vez, ajudar a apoiar o funcionamento ideal de órgãos, tecidos, sistemas corporais e células, o que ajuda muito a cuidar da saúde e do bem-estar geral.

No entanto, há também muitas alegações falsas sobre a vitamina E, muitas vezes embelezando seus benefícios para a saúde sem apoio científico ou consenso. Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios de saúde mais populares que a vitamina E pode oferecer, bem como alguns dos equívocos comuns que a cercam.

Saúde do coração

Uma das maiores alegações de vitamina E, apesar de seu relativo estado de obscuridade, é sua capacidade de ajudar a sustentar a saúde do coração, combatendo o colesterol oxidado, que é conhecido por ser capaz de se acumular em grandes depósitos ao longo das paredes internas. das suas artérias.

Existem dois tipos diferentes de colesterol, HDL (bom) colesterol e LDL (mau) colesterol. O colesterol é produzido e armazenado em seu fígado, e seu corpo regula delicadamente os níveis de ambos os tipos para garantir que sua saúde permaneça na melhor condição possível. Infelizmente, alimentos açucarados e gordurosos em sua dieta têm o potencial de desequilibrar a relação entre colesterol bom e ruim, geralmente causando maiores quantidades de colesterol LDL a serem liberados na corrente sanguínea.

Se isso puder progredir, os depósitos de colesterol podem começar a ficar presos ao longo das paredes das artérias, onde, se ficarem grandes o suficiente, podem se romper e entrar no coração ou no cérebro, levando a um ataque cardíaco ou derrame.

Moléculas menores de colesterol LDL têm o potencial de serem direcionadas e afetadas por moléculas de radicais livres. Seria razoável, com isto em mente, supor que o inimigo do meu inimigo é meu amigo – se os radicais livres atacam o colesterol “ruim”, isso os impede de atacar suas células. No entanto, este não é o caso. Quando os radicais livres atacam o colesterol, o dano oxidativo e o estresse causam a formação de LDL oxidada, que pode causar inflamação nas artérias e outros tecidos. Isto pode então aumentar o risco de ocorrência de aterosclerose.

A vitamina E é capaz de usar suas propriedades antioxidantes para estabilizar os radicais livres antes que eles sejam capazes de criar o colesterol LDL oxidado. Ao trabalhar desta forma, acredita-se que a vitamina E pode ser capaz de ajudar a reduzir o risco de doenças graves do coração como a aterosclerose se manifestam.

Um estudo científico foi realizado para verificar os benefícios para a saúde do coração que a vitamina E pode proporcionar. Em 1996, o Cambridge Heart Antioxidant Study (CHAOS) realizou um ensaio clínico randomizado que analisou os efeitos do α-tocoferol, um tipo de vitamina E, contra a doença coronariana. 2002 pacientes com aterosclerose serviram como amostra e foram divididos em três diferentes grupos de estudo; um grupo de 546 participantes recebeu 800iu por dia de α-tocoferol, um segundo grupo de 489 participantes recebeu 400iu de α-tocoferol e um terceiro grupo de 967 recebeu placebos de tamanho igual. O julgamento acabou por durar em média 510 dias.

Os resultados do estudo descobriram que “o tratamento com α-tocoferol reduziu significativamente o risco do desfecho primário de morte cardiovascular e infarto do miocárdio não fatal” (infarto do miocárdio – danos nos músculos do coração causados ​​pela falta de sangue).

Outro estudo publicado em 1996 examinou a relação entre o uso de suplementos de vitamina C e E e a mortalidade por todas as causas e por doenças coronarianas em idosos. 11.178 pessoas com idade entre 67 e 105 anos que participaram das Populações Estabelecidas para Estudos Epidemiológicos de Idosos de 1984 a 1993 compuseram a amostra do estudo e foram solicitadas a relatar qualquer uso de medicamentos não prescritos, incluindo suplementos vitamínicos. Os resultados mostraram que “o uso de vitamina E reduziu o risco de mortalidade por todas as causas e o risco de mortalidade por doença coronariana”.

Cuidados com a pele

A vitamina E é um aditivo popular em cremes tópicos para a pele. Sua pele é o maior órgão do seu corpo e serve como a primeira linha principal de defesa contra contaminantes externos potencialmente perigosos, como bactérias e vírus. Infelizmente, isso também coloca sua pele na linha de fogo das moléculas de radicais livres, colocando-as em risco de estresse oxidativo.

A vitamina E e as suas propriedades antioxidantes são utilizadas pela pele para ajudar a proteger o seu corpo contra as fontes ambientais de danos oxidativos, incluindo os raios UV do sol e os poluentes atmosféricos. “A vitamina E foi identificada como o antioxidante predominante tanto na pele humana quanto na pele.”

Devido ao seu uso relatado dentro da pele para ajudar a proteger sua saúde dos radicais livres, a vitamina E é comumente adicionada a cremes para a pele farmacêuticos, tópicos e cosméticos. Acredita-se que essa aplicação direta na pele seja capaz de ajudar a revitalizar as células da pele, apoiando as defesas corporais contra o ataque contínuo que enfrentam do estresse oxidativo.

Suporte ao sistema imune

Além de suas propriedades antioxidantes, a vitamina E também é um poderoso anti-inflamatório e acredita-se ser capaz de ajudar a apoiar o seu sistema imunológico, contribuindo para a produção de células-T. Essas células, que são um subtipo de células brancas do sangue, são liberadas como parte da resposta imunológica do corpo para combater e matar células que foram infectadas por germes e contaminantes estranhos.

Em 1997, cientistas analisaram os efeitos da suplementação de vitamina E sobre esse tipo de resposta imunológica em participantes idosos saudáveis. Em um ensaio clínico randomizado, 88 indivíduos com pelo menos 65 anos receberam diferentes doses de vitamina E (60, 200 ou 800mg / dia) por um período de 235 dias.

Os resultados obtidos concluíram que “a suplementação com vitamina E por 4 meses melhorou certos índices clinicamente relevantes de imunidade mediada por células em idosos saudáveis”. Os autores do estudo concluíram que “nossos resultados indicam que um nível de vitamina E maior do que o atualmente recomendado aumenta certos índices clinicamente relevantes in vivo da função mediada por células T em idosos saudáveis ​​”.

Saúde dos olhos e visão

A última área que precisamos mencionar ao discutir os benefícios para a saúde da vitamina E é a capacidade que ela possui de suportar a saúde geral dos seus olhos, reduzindo o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Essa condição geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos e pode fazer com que a visão no centro do olho fique embaçada ou danificada. Embora a AMD não seja conhecida por causar cegueira total, impedir seu início é extremamente importante para a sua qualidade de vida. Tem sido alegado que o consumo de vitamina E pode ser capaz de ajudar a afastar a condição, embora a literatura científica é muitas vezes inconsistente.

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